O produtor musical Carlos E. Miranda teve morte em março de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901052 Medicina
O produtor musical Carlos E. Miranda teve morte em março de 2018, segundo a imprensa, por mal súbito ou morte súbita, de possível origem cérebro-vascular. Sobre morte súbita, marque V ou F, respectivamente, verdadeiro ou falso.
(__) A morte súbita de origem cardíaca é mais frequente devido à coronariopatia em pessoas acima de 30 anos. (__) As síndromes de Wolff-Parkinson-White e de Brugada não causam anormalidades estruturais no coração, assim, não são fatores etiológicos de morte súbita. (__) A cocaína, principalmente, quando usada fumada ou endovenosa, mediada por superatividade simpática, acarretará ao coração taquicardia ventricular fatal, além de espasmos e/ou trombose da artéria coronária, assim propiciando morte súbita. (__) O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) prevalentemente causa mais morte súbita do que o AVC hemorrágico.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre morte súbita, é importante compreender que ela pode ter diversas causas, incluindo problemas cardíacos e cerebrais. Vamos analisar cada afirmação e entender por que a resposta correta é a alternativa A - V-F-V-F.

(V) A morte súbita de origem cardíaca é mais frequente devido à coronariopatia em pessoas acima de 30 anos.

Essa afirmação é verdadeira. As doenças cardíacas, especialmente a coronariopatia, são causas predominantes de morte súbita em adultos acima de 30 anos. A coronariopatia pode levar ao infarto do miocárdio, que é uma causa comum de morte súbita.

(F) As síndromes de Wolff-Parkinson-White e de Brugada não causam anormalidades estruturais no coração, assim, não são fatores etiológicos de morte súbita.

Essa afirmação é falsa. Embora essas síndromes não causem anormalidades estruturais no coração, elas são sim fatores de risco para morte súbita. Ambas estão associadas a anormalidades elétricas que podem desencadear arritmias fatais.

(V) A cocaína, principalmente, quando usada fumada ou endovenosa, mediada por superatividade simpática, acarretará ao coração taquicardia ventricular fatal, além de espasmos e/ou trombose da artéria coronária, assim propiciando morte súbita.

Essa afirmação é verdadeira. O uso de cocaína pode levar a complicações cardíacas graves, incluindo taquicardia ventricular e espasmos coronarianos, que podem resultar em morte súbita.

(F) O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) prevalentemente causa mais morte súbita do que o AVC hemorrágico.

Essa afirmação é falsa. Em geral, o AVC hemorrágico está mais associado à morte súbita do que o AVC isquêmico, devido à rápida elevação da pressão intracraniana e potencial para hemorragia grave.

Portanto, a sequência correta das afirmações, de cima para baixo, é V-F-V-F, que corresponde à alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - V-F-V-F. A morte súbita pode ter diversas causas, mas a morte súbita de origem cardíaca é mais frequente devido à coronariopatia em pessoas acima de 30 anos, tornando a primeira afirmativa verdadeira. As síndromes de Wolff-Parkinson-White e de Brugada não causam anormalidades estruturais no coração e, portanto, não são consideradas fatores etiológicos de morte súbita, tornando a segunda afirmativa falsa. A cocaína, principalmente quando usada fumada ou endovenosa, pode acarretar taquicardia ventricular fatal, espasmos e/ou trombose da artéria coronária, propiciando morte súbita, tornando a terceira afirmativa verdadeira. Já o AVC hemorrágico é mais frequentemente associado a morte súbita do que o AVC isquêmico, tornando a quarta afirmativa falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo