Este ano, o Ministério da Saúde lançou um guia de atividade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2675954 Educação Física

Este ano, o Ministério da Saúde lançou um guia de atividade física para a população brasileira, com recomendações e informações sobre atividade física para que as pessoas tenham uma vida ativa, de modo a auxiliar na promoção da saúde e na qualidade de vida (BRASIL, 2021). Sobre a atividade física na infância e adolescência, podemos considerar que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Querido aluno,

A alternativa correta para a questão é: A - Crianças e adolescentes (6 aos 17 anos) que não realizam, pelo menos, 60 minutos diários de atividades físicas moderadas a intensas são considerados insuficientemente ativos.

Vamos entender o motivo dessa alternativa ser correta e analisar as outras opções para esclarecer eventuais dúvidas.

Tema da questão: A questão aborda a importância da atividade física na infância e adolescência e está baseada nas recomendações do Ministério da Saúde. O objetivo é garantir que os jovens mantenham um volume adequado de atividades físicas para promover saúde e qualidade de vida.

Justificativa da alternativa correta (A): Segundo o guia de atividade física do Ministério da Saúde (2021), crianças e adolescentes devem realizar pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas moderadas a intensas. Esta recomendação é fundamental para que eles não sejam considerados insuficientemente ativos e possam usufruir de todos os benefícios que a atividade física traz para a saúde física e mental, como melhoria da capacidade cardiovascular, fortalecimento dos músculos e ossos, além de prevenção de doenças crônicas.

Análise das alternativas incorretas:

B - Com o avanço da tecnologia, crianças e jovens têm se tornado muito mais inteligentes, prova disso é a utilização de aparelho celular e tablets já nos primeiros anos de vida.
Esta alternativa está incorreta porque, apesar do avanço da tecnologia proporcionar novas formas de aprendizado, ele não substitui a atividade física necessária para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. A utilização excessiva de dispositivos tecnológicos pode, inclusive, contribuir para um estilo de vida sedentário.

C - A inatividade física só é compreendida como um fator de risco porque leva à obesidade, e esta, por sua vez, é responsável por uma série de doenças que podem levar a morte.
Embora a inatividade física esteja associada à obesidade, ela não é o único problema. A falta de atividade física pode levar a várias outras condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e problemas de saúde mental, independentemente da obesidade.

D - Crianças e adolescentes não devem realizar atividades físicas vigorosas ou intensas.
Esta alternativa está incorreta porque crianças e adolescentes podem e devem realizar atividades físicas vigorosas ou intensas, desde que sejam adequadas à sua idade e capacidade. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento de força, resistência e habilidades motoras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo