QUESTÃO 01Leia o texto para responder a esta questão.Thiago ...
QUESTÃO 01
Leia o texto para responder a esta questão.
Thiago Barral, da EPE: a arte de planejar em meio a crises
Agência CanalEnergia: O PLS 232 colocou um prazo de 42 meses para a abertura do mercado livre para toda a baixa tensão. Isso traz algum desafio para a EPE assim como para a CCEE e Aneel?
Thiago Barral: Tem impacto grande porque a abertura do mercado para ser feita de forma equilibrada, sustentada e segura, demanda a implementação da separação lastro e energia, senão teremos um problema grave de alocação de custos que fica difícil de gerenciar à medida que o ACL amplia. (...) Tenho usado um termo diferente de lastro, pois esse é um termo que traz dificuldade para muita gente, então o chamo de requisito do sistema para garantir a segurança e a confiabilidade. Em última instância, traz a responsabilidade de apontar tempestivamente, no momento certo, com a precisão adequada, transparência e credibilidade quais são os requisitos e de que forma serão contratados os agentes. (...)
BARRAL, T. Thiago Barral, da EPE: a arte de planejar em meio a crises. [Entrevista concedida à Agência CanalEnergia.] Maurício Godoi. Agência CanalEnergia, 9 de abril de 2020. Fragmento adaptado de: <https://www.epe.gov.br/pt/imprensa/noticias/thiago-barral-da-epe-a-arte-de-planejar-em-meio-a-crises.> Acesso em 17 abr. 2024.
Da análise do texto, em relação ao fragmento “Tenho usado um termo diferente de lastro, pois esse é um termo que traz dificuldade para muita gente, então o chamo de requisito do sistema para garantir a segurança e a confiabilidade”, o elemento destacado corresponde a um complemento: