Para Silva (2010), é fundamental compreender que uma propost...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2169975 Pedagogia
Para Silva (2010), é fundamental compreender que uma proposta curricular está entrelaçada a um texto e/ou discurso político. De acordo com esse autor, há três “teorias do currículo”, sendo elas: as teorias tradicionais que enfatizam: o ensino-aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos; - as teorias críticas que focam em ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção conscientização, emancipação, currículo oculto- resistência; – e as teorias pós-críticas que enfocam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber e poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo. Assim, para o autor, o currículo é também uma questão de poder e dessa forma, as teorias do currículo não se distanciam dessa noção na medida em que se preocupam em definir determinado modelo de currículo escolar.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Diante das três teorias do currículo do autor, assinale a alternativa que representa a perspectiva de currículo que se alinha ao texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê desse gabarito ser o adequado.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que é um dos documentos mais importantes para a educação brasileira, estabelece diretrizes gerais para a educação nacional. O texto da LDB promove a relação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Além disso, valoriza a diversidade étnico-racial e cultural do país. Dessa forma, a LDB incorpora elementos tanto das teorias críticas quanto das teorias pós-críticas do currículo.

As teorias críticas focam em aspectos como a ideologia, reprodução cultural e social, poder e emancipação, revelando como a educação pode estar vinculada a processos mais amplos de reprodução social. As teorias pós-críticas, por sua vez, enfatizam a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, trazendo uma análise que considera a diversidade e a pluralidade cultural como essenciais.

Ao afirmar que a educação deve estar vinculada ao mundo do trabalho e às práticas sociais, a LDB está alinhada com a visão crítica que entende a educação como parte integrante do contexto social e suas dinâmicas. Ao mesmo tempo, ao observar e respeitar a diversidade étnico-racial, a LDB abraça as preocupações das teorias pós-críticas com a identidade e a cultura.

Portanto, a alternativa B é a correta porque reflete corretamente essas conexões entre os princípios da LDB e os elementos presentes nas teorias críticas e pós-críticas do currículo, conforme proposto por Tomaz Tadeu da Silva.

Essa questão requer do candidato uma compreensão não apenas da legislação educacional, mas também das correntes teóricas que influenciam a concepção de currículo na educação contemporânea. O conhecimento sobre a LDBEN e as teorias educacionais é fundamental para resolver questões dessa natureza em provas de concursos públicos na área de Pedagogia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 aponta a elaboração de um currículo articulado às relações de poder, valorizando os aspectos econômicos, sociais e multiculturais.

B A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 traz elementos das teorias críticas e pós-críticas do currículo, ao estabelecer como princípios para o ensino a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, bem como a observação e o respeito à diversidade étnico-racial. 

C A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 revela uma nova forma de concepção curricular alinhada à teoria tradicional de currículo.

DA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 recusa incorporar temas como multiculturalismo, raça, etnia, gênero, identidade, e as pós-críticas, ao analisarem questões da economia e as finalidades sociopolíticas da educação, são consideradas de cunho progressista. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo