Para Silva (2010), é fundamental compreender que uma propost...
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Diante das três teorias do currículo do autor, assinale a alternativa que representa a perspectiva de currículo que se alinha ao texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (27)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê desse gabarito ser o adequado.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que é um dos documentos mais importantes para a educação brasileira, estabelece diretrizes gerais para a educação nacional. O texto da LDB promove a relação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Além disso, valoriza a diversidade étnico-racial e cultural do país. Dessa forma, a LDB incorpora elementos tanto das teorias críticas quanto das teorias pós-críticas do currículo.
As teorias críticas focam em aspectos como a ideologia, reprodução cultural e social, poder e emancipação, revelando como a educação pode estar vinculada a processos mais amplos de reprodução social. As teorias pós-críticas, por sua vez, enfatizam a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, trazendo uma análise que considera a diversidade e a pluralidade cultural como essenciais.
Ao afirmar que a educação deve estar vinculada ao mundo do trabalho e às práticas sociais, a LDB está alinhada com a visão crítica que entende a educação como parte integrante do contexto social e suas dinâmicas. Ao mesmo tempo, ao observar e respeitar a diversidade étnico-racial, a LDB abraça as preocupações das teorias pós-críticas com a identidade e a cultura.
Portanto, a alternativa B é a correta porque reflete corretamente essas conexões entre os princípios da LDB e os elementos presentes nas teorias críticas e pós-críticas do currículo, conforme proposto por Tomaz Tadeu da Silva.
Essa questão requer do candidato uma compreensão não apenas da legislação educacional, mas também das correntes teóricas que influenciam a concepção de currículo na educação contemporânea. O conhecimento sobre a LDBEN e as teorias educacionais é fundamental para resolver questões dessa natureza em provas de concursos públicos na área de Pedagogia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 aponta a elaboração de um currículo articulado às relações de poder, valorizando os aspectos econômicos, sociais e multiculturais.
B A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 traz elementos das teorias críticas e pós-críticas do currículo, ao estabelecer como princípios para o ensino a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, bem como a observação e o respeito à diversidade étnico-racial.
C A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 revela uma nova forma de concepção curricular alinhada à teoria tradicional de currículo.
DA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 recusa incorporar temas como multiculturalismo, raça, etnia, gênero, identidade, e as pós-críticas, ao analisarem questões da economia e as finalidades sociopolíticas da educação, são consideradas de cunho progressista.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo