Com base nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronuncia...
Considere que uma entidade tenha realizado uma compra vantajosa, em uma combinação de negócios, e que a adquirente tenha promovido, após a compra, uma revisão para certificar-se de que todos os ativos adquiridos e todos os passivos assumidos foram corretamente identificados. Nessa situação, a adquirente deverá reconhecer, na data da aquisição, o ganho resultante em conta de reserva de capital.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.
O item está errado, pois de acordo com o CPC 15 (R1), em se tratando de compra vantajosa "o adquirente deve reconhecer o ganho resultante, na demonstração de resultado do exercício, na data da aquisição".
Item errado .
De acordo com a lei 6404, serão classificadas como reserva de capital :
- Reserva de alienação de partes beneficiárias
- Reserva de alienação de bônus de subscrição
- Reserva de ágio na emissão de ações
- Reserva de correção monetária do capital realizado .
De acordo com o CPC 15 , combinação de negócios é uma operação na qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independente da forma jurídica da operação.
Compra vantajosa
34. Ocasionalmente, um adquirente pode realizar uma compra vantajosa, assim entendida como sendo uma combinação de negócios cujo valor determinado pelo item 32(b) é maior que a soma dos valores especificados no item 32(a). Caso esse excesso de valor permaneça após a aplicação das exigências contidas no item 36, o adquirente deve reconhecer o ganho resultante, na demonstração de resultado do exercício, na data da aquisição. O ganho deve ser atribuído ao adquirente. (CPC 15_R1)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo