Julgue o item a seguir.O Termo Circunstanciado de Ocorrência...
Julgue o item a seguir.
O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) é um
instrumento utilizado pela polícia judiciária para registrar
infrações de menor potencial ofensivo, ou seja, crimes de
menor gravidade que têm pena máxima cominada não
superior a 2 (dois) anos, como lesões corporais leves,
ameaças, danos materiais de pequena monta, entre
outros. O TCO substitui o inquérito policial nesses casos e
tem por objetivo agilizar o processo penal, evitando a
sobrecarga do sistema judiciário com procedimentos
mais complexos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo.
O item apresentado está correto em sua descrição geral do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O TCO é, de fato, um instrumento utilizado pela polícia judiciária para registrar infrações de menor potencial ofensivo, que são aquelas cujas penas máximas não excedem dois anos.
Além disso, o TCO tem a função de simplificar e acelerar o processo penal para esses casos, evitando a necessidade de um inquérito policial completo e, assim, ajudando a reduzir a carga de trabalho do sistema judiciário. Portanto, a descrição e a função do TCO estão bem representadas no item.
ACRESCENTANDO: GAB.C
Infrações que Cabem TCO
Crimes de menor potencial ofensivo: Inclui contravenções e crimes cuja pena máxima não excede dois anos, como:
- Furto simples
- Lesão corporal leve
- Ameaça
- Dano
- Crimes de trânsito, como dirigir sem habilitação.
BONS ESTUDOS!
Certíssimo!!
GABARITO = CERTO
Para comentar as questões é necessário conhecimento técnico e cuidado. Para identificar uma infração penal de menor potencial ofensivo, devemos nos valer do art. 61 da Lei nº 9.099/1995.
Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.
Devemos sempre olhar para a pena aplicada, ou seja, o chamado preceito secundário. Por fim, o crime de furto simples comina pena de reclusão de 1 a 4 anos e não é considerado crime de menor potencial ofensivo. Diante de um crime de furto simples ou qualificado o delegado deve lavrar Auto de Prisão em Flagrante e não Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Além disso, a conduta de dirigir sem habilitação por si só, não configura crime. Configura o crime previsto no art. 309 do Código de Trânsito, a conduta de dirigir sem habilitação ou até mesmo se cassado o direito de dirigir, GERANDO PERIGO DE DANO. Note que esse dano deve ser comprovado. Nesse caso, teremos o crime do art. 309 do CTB, que comina pena de detenção de 6 meses a 1 ano. Portanto, nesse tipo penal o delegado de polícia deverá lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pois a pena é inferior a 2 anos.
Vale salientar também que no Código de Trânsito temos crimes de menor potencial ofensivo, devendo a autoridade lavrar TCO e outros crimes que não são de menor potencial ofensivo, onde a autoridade policial vai lavrar Auto de Prisão em Flagrante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo