O mapa a seguir mostra os rios e bacias que cortam o territ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1782068 Geografia

O mapa a seguir mostra os rios e bacias que cortam o território nacional.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://pt.wikipedia.orgAviki/Hidrografia do Brasil.

Acesso em 27 de julho de 2019.

O maior divisor de águas da América do Sul está em Mato Grosso. Estende-se no sentido oeste-leste, separando as bacias fluviais opostas, vertentes umas para o norte e outras para o sul. Toda a extensa rede hidrográfica que serve o estado de Mato Grosso abrange grande parte das duas maiores bacias hidrográficas do Brasil - Amazônica e Platina -, cujas águas se acham separadas pela Chapada dos Parecis e pela Serra Azul. Destaca-se também uma terceira bacia hidrográfica, cujo tributário mais importante, em terras mato-grossenses, é o Rio Araguaia. Essa bacia hidrográfica é a do: 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bacia Tocantins-Araguaia

GAB- C

bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é uma bacia hidrográfica brasileira, quase inteiramente localizada entre os paralelos 2ºS e 18ºS e os meridianos 46ºW e 56ºW. O principal rio da bacia é o Tocantins, e seu principal afluente é o Araguaia

Considerada a maior bacia em território brasileiro, a Bacia Tocantins-Araguaia (a gente até coça o dedo para colocar Paraguai ne?) possui uma área de mais de 800 mil km², com destaques para os dois rios principais. O rio Araguaia tem sua nascente no Mato Grosso e é a fronteira natural entre esse estado e Goiás. Durante o inverno, ele diminui sua vazão, formando lindas praias, que são bastante visitadas durante o período citado.

O rio Tocantins tem sua nascente em Goiás, no extremo norte do estado, e recebe as águas do rio Araguaia na divisa com Tocantins (estado). Juntos com seus afluentes e subafluentes, esses rios alimentam 7,5% do território nacional nos seguintes estados:

Distrito Federal; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Tocantins; Pará.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo