A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299296 Medicina
A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, com redução ou cessação completa do fluxo aéreo, dessaturação e despertares noturnos. Acerca dessa doença, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O critério diagnóstico em pacientes sintomáticos é de quinze ou mais eventos de apneia/hipopneia por hora.
( ) A polissonografia é o exame complementar que confirma o diagnóstico e avalia objetivamente a gravidade da SAHOS na forma de eventos por hora.
( ) A escala de Bristol pode ser utilizada para avaliar objetivamente a sonolência diurna, tanto para rastrear sonolência excessiva quanto para avaliar o seguimento do paciente após determinada intervenção.
( ) Pessoas que trabalham em profissões de risco, como motoristas profissionais, pilotos, trabalhadores em altura, são de altíssima prioridade para avaliação e tratamento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - F – V – F – V.

Tema Central da Questão:

A questão aborda a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), uma condição caracterizada por obstruções recorrentes das vias aéreas superiores durante o sono, levando à redução ou cessação do fluxo aéreo, dessaturação e despertares noturnos. Para responder corretamente, é necessário entender os critérios de diagnóstico, as ferramentas de avaliação e o impacto da SAHOS em profissões de risco.

Justificativa da Alternativa Correta:

( ) O critério diagnóstico em pacientes sintomáticos é de quinze ou mais eventos de apneia/hipopneia por hora. - Falso. O critério diagnóstico geralmente aceito para SAHOS é de cinco ou mais eventos de apneia/hipopneia por hora em pacientes sintomáticos ou 15 ou mais eventos em pacientes assintomáticos.

( ) A polissonografia é o exame complementar que confirma o diagnóstico e avalia objetivamente a gravidade da SAHOS na forma de eventos por hora. - Verdadeiro. A polissonografia é o padrão-ouro para o diagnóstico de SAHOS, pois monitoriza várias funções corporais durante o sono e avalia o número de eventos de apneia/hipopneia por hora de sono.

( ) A escala de Bristol pode ser utilizada para avaliar objetivamente a sonolência diurna, tanto para rastrear sonolência excessiva quanto para avaliar o seguimento do paciente após determinada intervenção. - Falso. A escala de Bristol é utilizada para classificar a forma das fezes e não é adequada para avaliar a sonolência diurna. A Escala de Sonolência de Epworth seria a ferramenta correta para essa avaliação.

( ) Pessoas que trabalham em profissões de risco, como motoristas profissionais, pilotos, trabalhadores em altura, são de altíssima prioridade para avaliação e tratamento. - Verdadeiro. Profissionais que desempenham atividades de risco têm prioridade na avaliação e tratamento da SAHOS devido ao potencial impacto da sonolência diurna na segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B é a correta, e podemos justificar cada uma das afirmações da seguinte forma: 1. Falso. O critério diagnóstico da SAHOS em pacientes sintomáticos não se baseia apenas em um número fixo de eventos de apneia/hipopneia por hora. A quantidade de eventos considerada significativa pode variar, e um índice de apneia-hipopneia (IAH) de 5 a 15 eventos por hora é considerado leve, 15 a 30 é moderado, e mais de 30 é grave, sempre associado com sintomatologia ou morbidades. 2. Verdadeiro. A polissonografia é de fato o exame padrão-ouro para o diagnóstico da SAHOS. Ela monitora diversos parâmetros fisiológicos durante o sono, incluindo o fluxo aéreo, esforço respiratório, oxigenação do sangue, atividade cerebral, e movimentos musculares, permitindo assim uma avaliação objetiva da quantidade e da gravidade dos eventos de apneia e hipopneia. 3. Falso. A escala de Bristol é utilizada para classificar as fezes em tipos conforme a consistência e formato, não tendo relação com a avaliação da sonolência. Para avaliar a sonolência diurna, frequentemente se utiliza a Escala de Sonolência de Epworth. 4. Verdadeiro. Pessoas que trabalham em profissões de risco, como motoristas profissionais e pilotos, têm alta prioridade para avaliação e tratamento da SAHOS devido ao risco aumentado de acidentes relacionados à sonolência e à diminuição da atenção provocadas pela doença. Portanto, a sequência correta, conforme as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F), é F – V – F – V, o que corresponde à alternativa B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo