Com relação às receitas públicas e à atividade do governo na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MJSP Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador |
Q335335 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação às receitas públicas e à atividade do governo nas finanças públicas, julgue os itens a seguir.

A intervenção direta do setor público em setores de infraestrutura, que caracteriza o exercício da função alocativa, justifica-se pela dificuldade do setor privado para aplicar recursos em projetos de grande porte.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO CERTO.

Função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;

http://www.economiabr.net/economia/7_tfp.html
Vejo esta questão como errada, para o setor privado o montante da obra não é tão relevante, o que importa é o lucro que vão receber de pagamento para seu investimento, obras públicas de infraestrutura que servirão para a sociedade tem alto custo e baixo rendimento, o retorno do investimento é lento e este fato sim faz com que o setor privado não invista em obras desta natureza. Já o governo que não visa o lucor e sim o interesse social entra no circuito para viabilizar estas obras.
FUNÇÃO ALOCATIVA:
"A política de alocação tem por função assegurar o ajustamento necessário na apropriação de recursos na economia, visando à correção das imperfeições inerentes à própria lógica do mercado. O que se pretende é oferecer determinados bens e serviços necessários e almejados pela sociedade, e que não são providos pela iniciativa privada.
A forma utilizada pelo Governo no exercício da função alocativa, visando à eficiente alocação dos recursos, poderá ocorrer pela produção direta dos produtos e serviços pelo setor público ou via mecanismos que propiciem condições para que sejam viabilizados pelo setor privado, utilizando-se de mecanismos de isenção ou postergação de pagamento de impostos, doação de terrenos para construção de empeendimentos, financiamentos a juros subsidiados, dentre outros,"
FONTE: Livro "Direito Financeiro e Orçamento Público", do Sérgio Jund.
Questão correta a meu ver... Apesar de não estar no contexto da questão acho interessante ter em mente o conceito das falhas de mercado, mais especificamente os mercados imperfeitos.  Esta falha existe já que a iniciativa privada opta por não investir em bens necessários a sociedade devido serem bens que possuem um alto investimento, altíssimo risco e retorno muito lento. Como exemplo temos construções de estradas, pontes e etc...
Complementando o comentário do colega acima, projetos de grande parte envolvem custos altos e retorno no longo prazo, o que significa menor lucro, já que esse capital poderia estar sendo valorizado em outras atividades no período (é o custo de oportunidade da economia). Também são mais arriscados, uma vez que as condições econômicas podem se alterar no decurso desse tempo, tornando o projeto inviável, gerando prejuízos ou simplesmente diminuindo as perspectivas de rentabilidade posteriores. Por isso, é o governo quem geralmente executa esses projetos. Além dos casos citados acima, podemos observar as obras da Copa, que o governo executou diretamente, mesmo que depois tenha repassado para exploração da iniciativa privada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo