Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens ...
No período colonial brasileiro, o principal propósito das bandeiras paulistas era a descoberta de metais preciosos. O aprisionamento de indígenas foi praticado como forma de minimizar os eventuais prejuízos da empresa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito da questão sobre a história colonial brasileira é errado. Na verdade, as bandeiras paulistas tinham como um de seus principais objetivos a captura de indígenas para serem utilizados como mão de obra escrava. Embora a busca por metais preciosos também fosse um dos objetivos dessas expedições, não era o único nem sempre o principal. As bandeiras eram compostas por grupos de homens, conhecidos como bandeirantes, que adentravam o interior do território em busca desses objetivos.
Portanto, afirmar que a descoberta de metais preciosos era o principal propósito das bandeiras paulistas não contempla a complexidade e as várias motivações dessas expedições. O aprisionamento de indígenas foi, de fato, uma prática comum e tinha grande relevância econômica, sendo uma das principais atividades dos bandeirantes ao longo do período colonial.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os “Bandeirantes”, também chamados “Sertanistas”,
foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros,
entre os séculos XVI e XVIII. Via de regra, eram descendentes diretos de
europeus, sobretudo portugueses e foram responsáveis por expandir e
conquistar os limites das possessões da colônia lusitana.
fonte: http://www.todamateria.com.br/bandeirantes/
" A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras. Expedições que reuniam às vezes milhares de índios, (...), lançavam-se pelo sertão, (...), em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos." (FAUSTO, Boris. História do Brasil. - 14ª ed. - p. 83)
A afirmativa "O aprisionamento de indígenas foi praticado como forma de minimizar os eventuais prejuízos da empresa" está ERRADA.
"A busca por metais preciosos motivou os paulistas a começarem suas andanças pelo sertão brasileiro. No entanto as principais empreitadas bandeirantes partiram de São Paulo e rumaram em direção ao sul da colônia para a apreensão de indígenas – bandeirismo de preação." (Apostila IIC)
Acredito e que o aprisionamento dos indigenas foi uma forma de controlar a resistência dos mesmo.
Segundo Boris Fausto, as expedições bandeirantes, que reuniam às vezes milhares de índios, "lançavam-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos". Na visão do autor, as expedições partiam em busca do dois objetivos, razão porque a segunda parte da sentença está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo