Na administração pública, o direito administrativo aponta q...
Na administração pública, o direito administrativo aponta que o poder da administração é vinculado.
O significado dessa afirmação reforça que
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
Poder vinculado: Também denominado de "poder regrado", ocorre quando a lei atribui determinada competência definindo todos os aspectos da conduta a ser adotada pela Administração Pública, sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir. O ato resultante do exercício dessa competência é denominado ato vinculado. Exemplo: realização do lançamento tributário (artigo 3o do CTN).
Básico:
Vinculado - Não há margem de escolha para o administrador.
Discricionário- Há certa margem de escolha estabelecida pela lei o que não se confunde com arbitrariedade).
Exemplo: O PRF escolhe o veículo que vai parar.
Sucesso, Bons estudos,Nãodesista!
A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta.
Com relação ao tema "poderes-deveres" é a prerrogativa que a Administração Pública possui para o cumprimento de suas competências. "Poderes-deveres" é gênero, dos quais são espécies:
a. Poder Vinculado: A Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.
b. Poder Discricionário: Aqui, o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.
c. Poder Disciplinar: É o poder-dever que a Administração possui para sancionar os agentes públicos que cometeram infrações funcionais.
d. Poder Hierárquico: É a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos.
e. Poder Regulamentar: Resultado do poder hierárquico, é a competência que os chefes do Poder Executivo possuem para editarem atos administrativos, com o intuito de dar execução à lei.
f. Poder de Polícia: Com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.
Analisemos as alternativas:
a) todo ato da administração pública deve estar vinculado à justificativa e à comprobação orçamentária.
Errado. A Administração Pública tem competência para editar atos administrativos e será válido. Não há nenhuma vinculação à comprobação orçamentária.
b) a Lei estabelece que, diante de determinados requisitos, a administração deve agir de determinado modo.
Correto e, portanto, gabarito da questão.
c) as decisões do executivo, das autarquias e das empresas público-privadas devem estar sempre configuradas dentro das disposições do legislativo.
Errado. A Administração Pública tem competência para editar atos administrativos e será válido. Não há nenhuma vinculação com o Poder Legislativo.
d) nenhum ato da administração pública pode ser validado fora dos critérios da lei de diretrizes orçamentárias – LDO e da lei de responsabilidade fiscal.
Errado. A Administração Pública tem competência para editar atos administrativos e será válido. Não há nenhuma vinculação com a lei de diretrizes orçamentárias.
Gabarito: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo