Quase todos os pacientes são portadores de distúrbios esfín...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686227 Medicina
Os pais levam uma criança de 4 anos de idade à consulta médica. Relatam que a menina não quer mais ir à escola, porque os amigos evitam brincar com ela por estar sempre cheirando a xixi. Na anamnese, a mãe refere que a filha urina muito na cama, durante o dia, não sente vontade de fazer xixi e, quando percebe, já está molhada. Sempre foi assim. A mãe fica preocupada também porque a criança cai muito e notou que o pé dela é torto desde que nasceu. A menina nasceu bem, a termo, com bom peso e bom Apgar, porém foi logo encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) para aguardar a cirurgia da medula.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Quase todos os pacientes são portadores de distúrbios esfíncterianos, vesicais e anais, de difícil controle, que causam predisposição a infecções urinárias.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O texto traz uma história clínica de uma criança com evidentes sinais de distúrbios esfincterianos, que são condições que afetam a capacidade de controle da bexiga e do ânus, justificando a incontinência urinária descrita. A afirmação de que "quase todos os pacientes são portadores de distúrbios esfincterianos, vesicais e anais, de difícil controle, que causam predisposição a infecções urinárias" está correta, pois a incontinência urinária pode levar a um aumento do risco de infecções urinárias. Além disso, a história clínica inclui a informação de que a criança foi encaminhada à UTI logo após o nascimento para uma cirurgia da medula, o que sugere uma possível causa subjacente para os distúrbios esfincterianos. A medula espinhal é responsável por enviar sinais do cérebro para a bexiga e o ânus, assim, qualquer disfunção nesta região pode resultar em incontinência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo