A hidrocefalia está associada a mais de 70% dos casos, o qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686228 Medicina
Os pais levam uma criança de 4 anos de idade à consulta médica. Relatam que a menina não quer mais ir à escola, porque os amigos evitam brincar com ela por estar sempre cheirando a xixi. Na anamnese, a mãe refere que a filha urina muito na cama, durante o dia, não sente vontade de fazer xixi e, quando percebe, já está molhada. Sempre foi assim. A mãe fica preocupada também porque a criança cai muito e notou que o pé dela é torto desde que nasceu. A menina nasceu bem, a termo, com bom peso e bom Apgar, porém foi logo encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) para aguardar a cirurgia da medula.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A hidrocefalia está associada a mais de 70% dos casos, o que pode ser uma causa de deterioração neurológica consequente a disfunção do sistema de drenagem.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é verdadeira. A hidrocefalia está associada a mais de 70% dos casos de disfunção do sistema de drenagem, o que pode levar a uma deterioração neurológica. A hidrocefalia ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro, que pode ser causado por uma disfunção ou obstrução no sistema que normalmente drena esse líquido. Isto pode levar a um aumento da pressão intracraniana, que, por sua vez, pode levar à deterioração neurológica. No caso da criança descrita na questão, as frequentes quedas e a dificuldade em controlar a micção podem ser sinais de tal deterioração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo