Marque a alternativa INCORRETA. A Medicina Legal:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3294484 Medicina Legal
Marque a alternativa INCORRETA. A Medicina Legal:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Medicina legal é uma especialidade médica que aplica conhecimentos científicos para ajudar a resolver questões jurídicas. Ela é uma área de interligação entre a medicina e o direito.

Objetivo: Contribuir para a justiça social.

Função: Fornecer provas técnico-científicas para a autoridade judicial.

Áreas de atuação: Perícia médica em processos judiciais, cíveis, administrativos, securitários e auditoria.

Atividades: Investigação de mortes suspeitas, avaliação de lesões corporais, identificação de vítimas, análise de drogas e toxinas.

Profissional: Médico legista.

Gabarito: B

Nas palavras de Genival Veloso França a “Medicina Legal é a contribuição da medicina, e da tecnologia e outras ciências afins, às questões do Direito na elaboração das leis, na administração judiciária e na consolidação da doutrina”. (França, Genival Veloso de Medicina legal. 9ª Ed.)

A alternativa incorreta é:

B - Não se ocupa de análise de vestígios de pessoas falecidas há mais um mês.

Justificativa:

A: Correta. A Medicina Legal é a ciência que conecta Medicina e Direito, aplicando conhecimentos médicos para resolver questões jurídicas.

B: Incorreta. A Medicina Legal, especialmente por meio da Antropologia Forense, pode analisar vestígios de pessoas falecidas há muito mais de um mês, como em casos de restos esqueléticos ou corpos em decomposição avançada.

C: Correta. A Medicina Legal realiza perícias tanto em pessoas vivas (ex.: lesões corporais, exames de violência) quanto em cadáveres (ex.: necropsias).

D: Correta. Em cadáveres, a Medicina Legal analisa vestígios e evidências em mortes de causa externa (homicídios, suicídios, acidentes) ou suspeitas.

E: Correta. Antropologia Forense (análise de restos esqueléticos) e Tanatologia Forense (estudo das causas e circunstâncias da morte) são áreas da Medicina Legal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo