A concordância verbal e nominal está inteiramente correta e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q221453 Português

Atenção: A questão abaixo baseia-se no texto seguinte.

No início, o uso em larga escala do petróleo teve um impacto ambiental positivo. Quando o querosene se mostrou mais eficiente e barato para a iluminação, a matança de baleias, que forneciam o óleo dos lampiões e lamparinas, caiu drasticamente. Desde então, descobriram-se mil e uma utilidades para o petróleo. Um site dos EUA chegou a listar quase dois mil produtos de uso cotidiano que não poderiam ser feitos ou teriam custos proibitivos sem o petróleo. Entre eles a aspirina, o capacete de motociclista e o paraquedas.

Portanto, a era do petróleo está ainda muito longe de ser completamente substituída por aquilo que se convencionou chamar de Era do Verde. Em vez de acabar, a cada dia se descobrem novos usos para as fibras sintéticas oriundas do petróleo, novos usos para seus múltiplos elementos químicos, que têm as moléculas quebradas pelo calor para dar origem a outro elemento, a outro produto. A maioria desses usos é nobre, já que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa saúde. 

O grande problema da indústria petroquímica é ter como insumo básico um bem finito, o petróleo, fato que a torna insustentável no tempo. Além disso, é altamente poluente. 

(Manuel Lume. CartaCapital, 27 de abril de 2011. p.52-55, com adaptações) 




A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petróleo.
ERRADO. O mundo moderno ainda depende. / pesquisas que se desenvolvem.

b) É sabido de todos as situações que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrícolas.
ERRADO. É/São sabido de todos as situações que resultam. se eu nao me engano, verbo ser pode concordar com sujeito ou predicativo.

c) Tem sido feito, em todo o planeta, esforços no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vem se esgotando.
ERRADO.Têm sido feitos esforços. - esforços têm sido feitos / acredito que aqui ambem ha erro na flexão do verbo vir. no caso seria vêm. os recursos naturais vêm se esgotando

d) A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostram escassos em regiões bastante populosas.
ERRADO. A água já se mostra escassa.

e) A garantia de sobrevivência de nossa espécie deverá basear-se na conscientização sobre a necessária preservação dos recursos naturais.
CERTO. a garantia de sobrevivência deverá.
Estamos pegando as manhas de resolver as questões da FCC!!!

Em concordância nominal e verbal é achar o [verbo e seu sujeit]o e o ]substantivo e seus adjetivos], desconsideram todo o resto que só esta ali pra complicar nossa vida!

Fiquei com uma dúvida na (C)

O que é que tem sido feito? Qual é o sujeito?

esforços têm sido feitos no sentido de preservar os recursos naturais
ou
esforços no sentido de preservar os recursos naturais tem sido feitos

Na 1a. opção, o verbo vai pro plural. Porque o sujeito é "esforços".
Na 2a. opção o verbo fica na 3a PS porque é sujeito oracional.

[]s
Quanto às opções incorretas, eu reescreveria da seguinte forma:

a) O mundo moderno ainda depende dos derivados de petróleo, apesar de as pesquisas que se desenvolvem atualmente.
b) As situações que resultam em desastre para o meio ambiente pelo uso excessivo de pesticidas agrícolas, são sabidas de todos.
c) Em todo planeta, esforços têm sido feitos no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vêm se esgotando.
d) A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostra escassa em regiões bastante populosas

  
dúvida na letra "c". Vamos lá, caros:

De praxe, outra vez a FCC trouxe termos todos intercalados. Além disso, entre seu sujeito e predicado, um adjunto adverbial de lugar (em todo o planeta).
Assim, elimina-se SEMPRE o termo entre vírgulas para conseguirmos colocar a frase na ordem direta. Primeiramente, fazemos a pergunta: o que tem sido feito? "esforços". Aqui está o sujeito da oração! Coloquemos-a na ordem direta: Esforços (...) TÊM sido FEITOS. Daí o porquê da incorreção da assertiva em análise.

"Fé em Deus"
GABARITO: E

Analisando as demais alternativas:
Alternativa (A): O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolvem atualmente, ainda depende dos derivados de petróleo. Há dois erros de concordância verbal nessa frase: (1) o verbo “desenvolver” deveria aparecer na terceira pessoa do plural, uma vez que o termo com o qual tem de concordar, (“pesquisas”), retomado pelo pronome relativo “que”, se encontra também na terceira pessoa do plural; (2) o verbo “depender” aparece na terceira pessoa do plural, quando, na verdade, deveria estar na terceira pessoa do singular, concordando com seu sujeito “O mundo moderno”. O distanciamento entre sujeito e verbo pode ser usado como possível explicação para esse tipo de desvio gramatical. Fica atento!

Alternativa (B): São sabidas de todos as situações que resultam em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrícolas. O primeiro erro de concordância ocorre na expressão “É sabido”, visto que seu sujeito se encontra na terceira pessoa do singular, no feminino. Dessa forma, o correto seria “As situações são sabidas de todos” – trata-se de  uma estrutura de voz passiva analítica. Blz? Já em relação ao verbo “resultar”, deveria aparecer na terceira pessoa do plural, concordando com a expressão “as situações”, retomada pelo pronome relativo “que”.

Alternativa (C):
Têm sido feitos, em todo o planeta, esforços no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais já vêm se esgotando. Nesta frase, também há dois erros de concordância verbal: (1) a locução verbal “têm sido feitos” deveria concordar com seu sujeito paciente “esforços”. O fato de o sujeito ter aparecido após o verbo pode ser usado como possível explicação para esse tipo de erro. (2) a locução verbal “vêm se esgotando” deveria aparecer na terceira pessoa do plural, concordando com o sujeito “recursos naturais”.

Alternativa (D): A água, um dos recursos naturais essenciais à vida no planeta, já se mostra escassa em regiões bastante populosas. Essa é fácil! Note que o distanciamento entre sujeito e verbo promove, mais uma vez, desvio de concordância: “A água se mostra escassa”.

FONTE: Curso de questões comentadas para a banca FCC com o professor Fernando Pestana, ESTRATÉGIA CONCURSOS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo