A avaliação vocal em casos de disfonia infantil envolve uma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3133354 Fonoaudiologia

A avaliação vocal em casos de disfonia infantil envolve uma série de procedimentos destinados a esclarecer como se dá a comunicação da criança. Devem ser identificados e descritos tanto os aspectos positivos quanto os negativos, a fim de que a reabilitação vocal contribua para a promoção de um padrão de comunicação mais saudável. Com relação aos parâmetros avaliados na disfonia, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):  



(__) Em pacientes com voz soprosa, observa-se um excesso de tensão e esforço fonatório, com pitch geralmente mais elevado, frequentes quebras de frequência e sinais visíveis de esforço, como tensão facial e postura anteriorizada da cabeça. A fadiga vocal costuma estar presente e é bastante comum em casos de disfonia funcional ou organofuncional.


(__) O tempo máximo fonatório esperado em crianças é de cerca de 1 segundo por ano de vida até a puberdade, mas elas tendem a interromper a emissão antes de atingir sua capacidade máxima. O uso de apoio visual pode facilitar a emissão mais precisa e confiável.


(__) A criança disfônica raramente se queixa de dores, mas o esforço fonatório constante pode causar compensações corporais, resultando em uma fala hiperfuncional. O fonoaudiólogo deve observar áreas como face, pescoço, cintura escapular e a postura dos ombros e cabeça durante a fala.



Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

Alternativas