A vacinação infantil é o principal meio para manter o organ...
De acordo com as Instruções Normativas do Calendário Nacional de Imunização 2023 do MS, a respeito do calendário vacinal de crianças,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (34)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe: a vacina da BCG deve ser administrada em dose única, o mais precocemente possível, logo após o nascimento, na via subcutânea (SC), estando incorreta, A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Também contém glutamato de sódio e solução fisiológica. A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Também contém glutamato de sódio e solução fisiológica.
B) Correta - A vacina Hepatite B (recombinante) é indicada para esquema de vacinação em primeira dose o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade,
C) Incorreta - A alternativa propõe: o reforço da vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) deve ser feito em 3 (três) doses, o primeiro aos 15 meses, o segundo aos 4 (quatro) anos e o terceiro com 6 (seis) anos de idade, estando incorreta, a vacina DTP é recomendada para crianças de 1 (ano) a menores de 07 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). No Calendário Nacional de Vacinação da Criança está indicada em um esquema de 02 (duas doses) de reforço: o 1º (primeiro) reforço deve ser administrado aos 15 meses de vida, em um intervalo recomendado de 09 (nove) meses após a administração da 3ª (terceira) dose da vacina penta (recomendada para o 6º (sexto) mês de vida do bebê); o 2º (segundo) reforço da vacina DTP deve ser administrado aos 4 (quatro) anos de idade, em um intervalo recomendado de 03 (três) anos após a 1ª dose de reforço (15 meses). A continuidade da vacinação contra difteria e tétano para indivíduos com 7 anos ou mais, é realizada com a vacina adsorvida difteria e tétano (dT ou dupla bacteriana). A recomendação é iniciar ou completar 3 doses, de acordo com situação vacinal da vacinação com a penta e com a DTP. Ainda, deve ser administrada uma dose de reforço a cada 10 anos ou a cada 5 anos em caso de ferimentos graves, conforme pode ser conferido no Calendário Nacional de Vacinação da Criança.
D) Incorreta - A alternativa propõe: a vacina da poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) - VIP - deve ser administrada em 2 (duas) doses, no 2º e no 4º mês de vida da criança, com intervalo de 90 dias entre as doses, estando incorreta, a vacina inativada poliomielite (VIP) é uma vacina injetável que protege contra a poliomielite. O esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP). Desta forma o esquema vacinal passa a ser: 2 meses – 1ª dose; 4 meses – 2ª dose; 6 meses – 3ª dose; 15 meses – dose de reforço.
E) Incorreta - A alternativa propõe: a via de administração da Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) - VOP - é a intradérmica (ID) com o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo aos 4 (quatro) anos de idade, estando incorreta, a vacina inativada poliomielite (VIP) é uma vacina injetável que protege contra a poliomielite. O esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP). Desta forma o esquema vacinal passa a ser: 2 meses – 1ª dose; 4 meses – 2ª dose; 6 meses – 3ª dose; 15 meses – dose de reforço.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo