A respeito das garantias processuais de que trata a Lei nº ...
I. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade sem o devido processo legal, exceto em caso de prisão em flagrante.
II. São assegurados ao adolescente pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, mediante citação ou meio equivalente; igualdade na relação processual, podendo confrontar-se com vítimas e testemunhas e produzir todas as provas necessárias à sua defesa; defesa técnica por advogado.
III. São assegurados ao adolescente assistência judiciária gratuita e integral; direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente; direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento somente com prévia autorização judicial.
Está(ão) CORRETO(S):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Somente o item II.
A questão aborda as garantias processuais previstas na Lei nº 8.069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especificamente no que se refere ao tratamento de adolescentes em conflito com a lei. Para resolvê-la, é necessário conhecimento sobre os direitos e garantias processuais estabelecidos pelo ECA para os adolescentes acusados de atos infracionais.
Quanto ao Item I, o ECA estabelece que nenhum adolescente pode ser privado de sua liberdade sem o devido processo legal, isso inclui também os casos de prisão em flagrante. Portanto, mesmo em flagrante, é necessário seguir o processo legal adequado. O texto do item sugere uma exceção inexistente no ECA, o que o torna incorreto.
Já o Item II, corresponde fielmente ao que é disposto no ECA. O adolescente tem o direito ao pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, a igualdade na relação processual, o direito de confrontar-se com vítimas e testemunhas, e de produzir provas necessárias para sua defesa. Além disso, o direito à defesa técnica por advogado é assegurado, o que confirma a correção deste item.
Em relação ao Item III, o ECA assegura ao adolescente a assistência judiciária gratuita e integral, bem como o direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente. Entretanto, o erro do item está na afirmação de que o direito de solicitar a presença dos pais ou responsável em qualquer fase do procedimento só pode ocorrer com prévia autorização judicial. O ECA assegura esse direito independentemente de autorização judicial, tornando este item incorreto.
Portanto, a alternativa B é a correta, pois apenas o Item II está em conformidade com as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente em relação às garantias processuais dos adolescentes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 110. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade sem o devido processo legal
. Art. 111. São asseguradas ao adolescente, entre outras, as seguintes garantias:
I - pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, mediante citação ou meio equivalente;
II - igualdade na relação processual, podendo confrontar-se com vítimas e testemunhas e produzir todas as provas necessárias à sua defesa;
III - defesa técnica por advogado;
IV - assistência judiciária gratuita e integral aos necessitados, na forma da lei;
V - direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente;
VI - direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento. Capítulo
IV Das Medidas Socioeducativas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo