Tomando-se como objetivo extrair ao máximo metabólitos es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PC-MA Prova: FGV - 2012 - PC-MA - Farmacêutico Legista |
Q316710 Medicina
Tomando-se como objetivo extrair ao máximo metabólitos especiais de uma espécie vegetal qualquer, para posterior análise química, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  •  a) A maceração esgota totalmente a droga vegetal, sendo o processo ideal de preparação desse extrato. (ERRADO)
  • O processo não é ideal pois homogeiniza a matéria e mistura compostos com concentrações diversas na planta.
  •  
  •  b) Os suporte de sílica para a preparação desses extratos não são capazes de estabilizar a higroscopia dos mesmos. (ERRADO)
  • A sílica é um composto altamente higroscópico (suga água), logo, estabiliza sim o teor de umidade. Vida aqueles saquinhos de sílica quando compramos um tênis.

  •  c) A extração por Soxhlet é facilmente escalonada para fins industriais, sendo processo atualmente utilizado para o preparo de extratos secos vegetais. (ERRADO)
  • Soxhlet é um aparelho de laboratório inventado em 1879 por Franz von Soxhlet. Ele foi originalmente desenvolvido para a extração delipídeos de um material sólido. Este equipamento, utiliza refluxo de solvente em um processo intermitente. A amostra não fica em contato com o solvente muito quente, porém ocorre um gasto excessivo de solvente, pois o volume total deve ser suficiente para atingir o sifão. É sim muito utilizado para extração de compostos vegetais, mas não em escala industrial.
  •  
  •  d) A decocção pode ser utilizada sem maiores complicações para a preparação industrial de extratos secos vegetais. (ERRADO)
  • Decocção é uma técnica de laboratório para análise química, que consiste em manter um material vegetal em contato durante certo tempo com um solvente (normalmente água) em ebulição. Existem semelhanças com o procedimento doméstico para preparo de alimentos. É uma técnica de emprego restrito, pois muitas substâncias ativas são alteradas por aquecimento prolongado

     

  •  
  •  e) A extração por percolação sequencial, seguida de secagem por spraydryer, é a técnica mais indicada para preparação de extratos secos vegetais. (CORRETO)
  •  

Acho que o erro na questão sobre o Soxhlet, além do comentando acima que afirma que não é um aparelho utilizado em escala industrial, é a questão também de que esse aparelho é utilizado primordialmente para extração de substâncias voláteis, tendo como produto os óleos essenciais, estando em desacordo com a questão que afirma que o mesmo é utilizado para preparo de extratos secos vegetais.

A metodologia mais correta a ser utilizada é realmente a percolação, visto que possui melhor rendimento nos extratos e como utiliza um solvente polar (diferentes concentrações de etanol) acaba arrastando substâncias tanto de baixa como alta polaridade, além de haver a possibilidade de introdução de outros solventes para extrações específicas como ácidos (fórmico, clorídrico, etc) para extração ácido-base de alcaloides. Isso tudo utilizando geralmente uma temperatura ambiente e em contato lento com o líquido extrator, evitando degradação de componentes termolábeis e de que exijam maior tempo de maceração. Após a obtenção das soluções extrativas, estas são secas em spray-drier, que trata-se de um equipamento de excelente qualidade para obtenção de extratos secos pulverizados de forma rápida (muito superior a liofilização ou outros métodos) e com degradação mínima dos metabólicos fitoquímicos, apesar do uso de altas temperaturas, como demonstrado em diversas publicações científicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo