Essa paciente possui uma contraindicação absoluta de gravid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686277 Medicina
Certa mulher, estudante de 24 anos de idade, procurou atendimento no pronto-socorro em razão de dor na panturrilha esquerda de início nas últimas 24 horas. Ao exame físico, apresentava índice de massa corporal (IMC) de 20, edema, calor, rubor e dor à palpação suave da musculatura da panturrilha esquerda. Teste de dímero-D = 1.540 ng/mL (VR < 500 ng/mL). Realizou-se exame de ultrassonografia (US) com Doppler venoso que evidenciou trombo isolado em veias tibiais posteriores.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Essa paciente possui uma contraindicação absoluta de gravidez por causa do elevado risco de nova trombose durante período gestacional e (ou) de complicações fetoplacentárias.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta afirmação é incorreta. Embora a paciente tenha um trombo, o que aumenta seu risco de tromboembolia venosa, isso não é uma contraindicação absoluta para a gravidez. Muitas mulheres com histórico de tromboembolismo conseguem ter gravidezes saudáveis com o devido acompanhamento médico. O risco de uma nova trombose durante a gravidez ou de complicações fetoplacentárias pode ser gerenciado com anticoagulantes e monitoramento cuidadoso. Portanto, é uma contraindicação relativa e não absoluta. É importante lembrar que qualquer decisão dessas deve ser tomada com base em uma avaliação individualizada dos riscos e benefícios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo