No que diz respeito aos atos de improbidade administrativa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q544386 Ética na Administração Pública

No que diz respeito aos atos de improbidade administrativa, julgue o item a seguir.


O servidor indiciado, uma vez julgado e punido na esfera penal, também poderá sofrer as cominações da lei de improbidade administrativa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As sanções estabelecidas pela Lei 8.429/92, que disciplina os atos de improbidade administrativa, têm caráter extrapenal, vale dizer, não configuraram penalidades criminais, e sim cíveis e, sob certo aspecto, políticas (suspensão dos direitos políticos e, em alguns casos, perda do cargo público).

Prevalece assim, pois, a regra geral de independência das instâncias criminal, cível e administrativa, de sorte que, realmente, é possível que um servidor sofra reprimendas na órbita penal e, cumulativamente, com base na mesma conduta, responda também pelo cometimento de atos de improbidade administrativa.

No ponto, a Lei 8.429/92 é expressa, em seu art. 12, caput, ao estatuir que as sanções ali previstas podem ser aplicadas independentemente de outras penalidades legais. Confira-se:

"Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:"

Correta, portanto, a assertiva ora analisada.


Gabarito do professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito CERTO

 

Trata-se de esferas de punição diferentes e, portanto, independentes, admitida pela própria CF:


Art. 37 § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível

bons estudos

Certo

L8429

Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

Prova: CESPE - 2005 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Auxiliar de serviços gerais Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais; Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Responsabilidades do servidor;

O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, mesmo quando todas elas se referirem ao mesmo ato praticado pelo servidor. 

GABARITO: CERTA.



Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Direito - Área Judiciária - específicos Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Improbidade administrativa - Lei 8.429/92; Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções; 

As sanções penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsáveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato.

GABARITO: CERTA.


Sim, CERTO. Mas, toda infração penal incorrerá necessariamente em ato de improbidade administrativa?

Certamente que não caro Nelson Júnior. Só quando cabível. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo