Se, durante o seguimento ambulatorial desse paciente, ele v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686287 Medicina
Um paciente de 65 anos de idade, PS1, com histórico de perda de peso, anemia e emagrecimento, associados a alterações recentes do hábito intestinal, foi submetido a uma colonoscopia, sendo diagnosticada uma tumoração no sigmoide de 3 cm, a cerca de 30 cm da margem anal, com diagnóstico anatomopatológico compatível com adenocarcinoma de cólon moderadamente diferenciado. O estadiamento clínico inicial não apresentou evidências de metástases a distância.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Se, durante o seguimento ambulatorial desse paciente, ele vier a apresentar metástases hepáticas passíveis de tratamento cirúrgico, ele deve ser encaminhado para a ressecção, pois o adenocarcinoma de cólon é das poucas neoplasias sólidas do trato gastrointestinal que se beneficiam, em termos de sobrevida global, de ressecções de focos de doença metastática.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é CORRETA. O adenocarcinoma de cólon, quando metastático, principalmente para o fígado, ainda pode ser potencialmente curável com a ressecção cirúrgica das metástases. No entanto, é importante notar que essa opção de gerenciamento depende de vários fatores, incluindo a saúde geral do paciente, a localização e o número de metástases, bem como a resposta ao tratamento oncológico sistêmico. A ressecção cirúrgica de metástases hepáticas é uma prática aceita e pode melhorar a sobrevida global do paciente. Em alguns casos, pode até mesmo resultar em uma cura potencial. Portanto, se um paciente com adenocarcinoma de cólon desenvolver metástases hepáticas que são passíveis de tratamento cirúrgico, a encaminhamento para a ressecção cirúrgica é uma prática considerada padrão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo