Acerca das relações de concordância e de regência estabelec...
Texto 3
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Incorreto. Quando o verbo "haver" é utilizado com o sentido de existência, também deve ficar na terceira pessoa do singular. Ex: Houve muitos homens desrespeitando mulheres naquela festa.
b) Incorreto. Se a nova estrutra fosse "[...] reverteram a tendência à queda de incidência da infecção, que pode matar", seria aceitável.
c) Incorreto. O verbo "contabilizar" deve concordar com o sujeito, "a cidade de São Paulo", e não com o objeto direto, "694 casos."
d) Incorreto. O verbo "atacar" refere-se imediatamente ao substantivo "doença", pois se trata de uma oração subor. adj. explicativa.
e) Gabarito.
Letra E
Alguém explica o erro da B!
Erro da alternativa "B": Entre a palavra "queda" e "incidência" existe apenas o artigo "a", por isso não pode ocorrer crase, motivo pelo qual não poderá se utilizar aquele acento grave.
A letra "A", sobre o verbo HAVER: é justamente em seu valor existencial que não poderá haver sujeito, ele será transitivo direto.
GABA LETRA E. Podemos pensar da seguinte forma: o "SUJEITO" fica subentendido, mesmo que, semanticamente ele não o seja, mas deixa a "ideia" de que relaciona-se aos casos de hepatite.
Se houver erros, por favor me avisem, já que estamos aqui para aprender.
Bons estudos!
Por eliminação
a) Verbo haver no sentido de existir fica invariável , a alternativa fala que não flexionou por ter sentido temporal.
b) A questão afirma que a palavra incidência aceita a preposição A. Quem incide, incide em , incide sobre
c) Quem contabiliza é a cidade de São Paulo SINGULAR. A questão diz que há ambiguidade com o sujeito da oração,
694 casos é objeto direto do verbo contabilizar.
d) Nessa alternativa fiquei com dúvida se o verbo atacar está se relacionando com o fígado Ataca o fígado ou com doença doença, que ataca. De qualquer forma nas duas relações atacar fica no singular.
Sobrou a letra E.
Por favor corrigir qualquer coisa.
Eu agradeço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo