Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se destacar d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: FUNCAB Órgão: MPE-RO Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Sociologia |
Q738916 Sociologia
Dos clássicos da Sociologia Brasileira, podem-se destacar duas abordagens de pesquisas: as análises sobre o populismo e o imperialismo, e as pesquisas de abordagem cultural sobre a formação da sociedade brasileira cujas ideias se contrapunham ao racismo da época que atribuía o atraso da sociedade brasileira à presença de negros e índios. Quais os sociólogos que representam essas vertentes de análise?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Octávio Ianni e Gilberto Freyre.

Vamos entender melhor o contexto da questão e por que essa é a alternativa correta.

Os clássicos da Sociologia Brasileira se destacam por investigar as características e peculiaridades da formação da sociedade brasileira. Uma das vertentes importantes de estudo envolve as análises sobre o populismo e o imperialismo, além das abordagens culturais que se contrapõem ao racismo predominante da época. Esses estudos foram essenciais para compreender como negros e índios contribuíram para a formação do Brasil, contrariando a visão de que essas populações eram responsáveis pelo "atraso" da sociedade brasileira.

Justificativa da alternativa correta:

Octávio Ianni é um sociólogo renomado pelas suas análises sobre o populismo e o imperialismo, temas centrais em seu trabalho. Ele investigou como essas dinâmicas influenciaram a política e a sociedade brasileira, com destaque para o papel do Estado e das elites no processo de modernização.

Gilberto Freyre é outro sociólogo fundamental, conhecido principalmente por suas pesquisas culturais. Sua obra "Casa-Grande & Senzala" é um marco nos estudos sobre a formação da sociedade brasileira. Freyre abordou a mestiçagem e a convivência entre diferentes raças e culturas, desafiando as teorias racistas da época.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - Karl Mannheim e Alain Touraine: Esses sociólogos não são brasileiros e suas principais contribuições se concentram em outras áreas da sociologia, como o estudo da ideologia (Mannheim) e os movimentos sociais (Touraine).

B - Roberto Da Matta e Roberto Cardoso de Oliveira: Embora ambos sejam importantes antropólogos brasileiros, não se destacam diretamente nas análises de populismo e imperialismo, ou em abordagens culturais que se contrapunham ao racismo da época.

C - Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes: Eles são figuras importantes na sociologia brasileira, mas a questão específica sobre as análises de populismo e imperialismo e contrariedade ao racismo cultural não é o foco principal de suas obras. Fernando Henrique Cardoso é mais conhecido por suas teorias da dependência, enquanto Florestan Fernandes se concentrou na educação e na estratificação social.

E - José Murilo de Carvalho e Roberto Cardoso de Carvalho: José Murilo de Carvalho é mais reconhecido por seus trabalhos na história política do Brasil e não diretamente pela sociologia. E Roberto Cardoso de Carvalho não é uma figura de destaque nas áreas mencionadas na questão.

Essa questão exige um bom conhecimento dos sociólogos brasileiros e suas contribuições específicas. É fundamental estudar as principais obras e teorias de cada autor para responder corretamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

Octavio Ianni- livro: O colapso do populismo no Brasil

Neste livro, o autor apresenta uma análise do populismo, considerando-o como expressão política de rupturas internas e externas no âmbito de estruturas econômicas e sociais, através das crises, tensões e reajustamentos ocorridos no período de 1918 a 1964; esta última data marca o fim de uma experiência dramática e ao mesmo tempo fascinante do processo de desenvolvimento econômico brasileiro.O padrão da análise é baseado no pressuposto de que o desenvolvimento só se daria por meio de uma autonomia política e econômica, possibilitada por uma ruptura total com a sociedade tradicional, baseada na economia de exportação, e com o sistema internacional dominante.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901969000400008

 

Gilberto Freyre- Casa Grande e Senzala

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo