A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um v...
A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos, mas que, incidentalmente, pode contaminar humanos. O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a covid-19.
Internet: (com adaptações).
Em relação à varíola dos macacos, julgue o item.
Os casos graves de infecção da varíola dos macacos
concentram-se nos continentes asiático e americano.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo a reportagem do dia 17/08/2022 no site da CNN: "Quase todos os casos estão sendo relatados na Europa e nas Américas..."
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-casos-de-variola-dos-macacos-aumentam-20-em-uma-semana-e-chegam-a-35-mil/
Leiam também essa matéria sobre mitos e verdades: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/especialistas-contam-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-sobre-a-variola-dos-macacos/#:~:text=A%20var%C3%ADola%20dos%20macacos%20n%C3%A3o,do%20Congo%2C%20no%20continente%20africano.
varíola dos macacos = monkeypox = e hoje a OMS recomendou a troca do nome para mpox
A afirmação está parcialmente correta, mas necessita de alguns ajustes.
*
A varíola dos macacos, ou monkeypox, é uma zoonose causada por um vírus da família Poxviridae, que tem sido tradicionalmente mais prevalente em regiões da África Ocidental e Central, onde é considerado endêmico. O surto mais recente de varíola dos macacos, no entanto, registrou uma disseminação mais ampla, afetando também países fora da África, incluindo América do Norte, Europa e Ásia, com casos notificados em 2022 e 2023.
*
Considerações:
*
Casos graves de varíola dos macacos podem ocorrer, mas são relativamente raros. A doença geralmente é autolimitada, com sintomas como febre, erupção cutânea e linfadenopatia. No entanto, em alguns casos, pode levar a complicações mais sérias, especialmente em pessoas imunocomprometidas ou em grupos vulneráveis.
*
A distribuição da doença atualmente não se restringe apenas aos continentes asiático e americano. O surto global, especialmente nos anos mais recentes, afetou diversas partes do mundo, com a maioria dos casos fora da África ocorrendo em países da América do Norte, Europa e algumas regiões da Ásia.
*
Portanto, embora a varíola dos macacos tenha uma origem africana, a expansão recente dos casos envolve diferentes regiões, incluindo a América e Ásia, o que levou a um aumento do número de infecções graves em diversas partes do mundo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo