Os seguintes procedimentos: certificar-se que as pálpebras d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Fototerapia.
A questão aborda procedimentos utilizados em uma modalidade de tratamento para recém-nascidos, que é a fototerapia. Esse tratamento é amplamente aplicado para reduzir os níveis de bilirrubina no sangue de recém-nascidos, evitando assim a icterícia neonatal, que pode causar complicações graves se não tratada adequadamente.
Vamos analisar por que a alternativa B é correta e as demais não se aplicam:
Fototerapia (Alternativa B): A fototerapia é um tratamento no qual o bebê é exposto a luzes especiais que ajudam a decompor a bilirrubina no corpo. Procedimentos como garantir que as pálpebras do lactente estejam fechadas e proteger os olhos, despir o lactente e cobrir as gônadas, são essenciais para proteger o bebê durante a exposição à luz. Além disso, é importante verificar se a monitorização da bilirrubina sanguínea foi concluída, para avaliar a eficácia do tratamento.
Gasometria (Alternativa A): A gasometria é um exame que mede os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, além do pH sanguíneo. Não é um tratamento, mas sim um exame diagnóstico, portanto, não está relacionado aos procedimentos descritos na questão.
Intubação (Alternativa C): A intubação é um procedimento realizado para garantir a via aérea do paciente, geralmente em situações de emergência ou durante a anestesia. Este procedimento não envolve os cuidados mencionados como cobrir os olhos ou proteger as gônadas, pois foca na manutenção respiratória.
Drenagem torácica (Alternativa D): Trata-se de um procedimento para remover ar, líquidos ou sangue do espaço pleural, geralmente realizado em situações de trauma ou doenças pleurais. Não tem relação com o manejo da icterícia neonatal ou com as ações mencionadas na questão.
Cada alternativa apresenta um contexto clínico distinto, e apenas a fototerapia está diretamente relacionada aos cuidados e procedimentos descritos para tratar a icterícia neonatal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fototerapia.
Gabarito: letra b
Os seguintes cuidados devem ser seguidos durante o uso de fototerapia:
• Verificar a temperatura corporal a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente.
• Aumentar a oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura, com consequente aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, culminando em maior perda insensível de água.
• Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze.
• Não utilizar ou suspender a fototerapia se os níveis de BD estiverem elevados ou se houver colestase, para evitar o aparecimento da síndrome do bebê bronzeado, que se caracteriza pelo depósito de derivados de cobreporfirina no plasma, urina e pele.
• Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas ao comprimento de luz azul reduz a quantidade de triptofano, metionina e histidina. Adicionalmente, a solução de lipídeos é altamente susceptível à oxidação quando exposta à luz, originando hidroperóxidos de triglicérides citotóxicos.
• A prática da descontinuidade da fototerapia durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.
Referência:
Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo