No tocante ao tema da relação com pacientes e familiares, p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879361 Medicina
No tocante ao tema da relação com pacientes e familiares, previsto no Capítulo V do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No contexto da relação com pacientes e familiares, conforme o Capítulo V do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), a alternativa correta é a C.

A questão central aborda como um médico deve se comportar em relação aos direitos dos pacientes, especialmente considerando o respeito à autonomia dos mesmos. Para resolver essa questão, é importante compreender os princípios éticos que guiam a prática médica, incluindo os direitos dos pacientes e os deveres dos médicos.

Justificativa para a alternativa correta (C): A alternativa C afirma que é vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente a respeito do método contraceptivo. Este é um princípio fundamental da autonomia do paciente, onde o médico deve respeitar as decisões informadas dos pacientes sobre suas vidas reprodutivas, fornecendo as informações necessárias para que eles possam tomar decisões próprias e conscientes.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A. É incorreto afirmar que o médico tem o direito de abandonar o paciente em caso de moléstia incurável. O Código de Ética Médica estabelece que é dever do médico prestar assistência contínua ao paciente, independentemente do prognóstico.

B. Esta alternativa está incorreta porque o Código de Ética Médica permite o atendimento médico a distância, desde que sejam seguidas regulamentações que garantam a qualidade do atendimento e os direitos do paciente.

D. A afirmação é incorreta. O médico não tem o direito de opor-se à realização de uma junta médica ou à busca de uma segunda opinião por parte do paciente. Esses são direitos do paciente, que devem ser respeitados para garantir uma avaliação médica mais abrangente e precisa.

E. Abreviar a vida do doente, mesmo em caso de pedido do paciente, é considerado antiético e ilegal. O médico deve priorizar sempre o cuidado paliativo e o alívio do sofrimento sem antecipar a morte.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) É direito do médico abandonar o paciente sob os próprios cuidados se este for portador de moléstia incurável.

ErradoÉ vedado ao médico:

 Art. 36. Abandonar paciente sob seus cuidados.

 

 b) É vedado ao médico realizar atendimento médico a distância. 

ErradoÉ vedado ao médico:

Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

 Parágrafo único. O atendimento médico a distância, nos moldes da telemedicina ou de outro método, dar-se-á sob regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

 

 c) É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente a respeito do método contraceptivo. 

Correto. É vedado ao médico:

 Art. 42. Desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre método contraceptivo, devendo sempre esclarecê-lo sobre indicação, segurança, reversibilidade e  risco de cada método.

 

 d) É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou a uma segunda opinião solicitada pelo paciente. 

Errado. É vedado ao médico: 

 Art. 39 Opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

 

 e)Em casos de doenças incuráveis, desde que haja pedido do paciente, o médico pode abreviar a vida do doente. 

Errado. É vedado ao médico:

Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal.

 Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

MAS QUE DIABOS ESTAS QUESTOES DE ETICA MEDICA ESTÃO DANDO BOBEIRA NAS MATERIAS DE ORGANIZACAO DA ADM PUBLICA?!?!?!?!?! 

SAAAAAACO

Já notifiquei ao QC.

 

KKKKKKKKK VAMOS, GALERA, AQUI ATÉ ÉTICA MÉDICA  TA TENDO! SIMBORA.

 

Questão útil! Para novos concursos médicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo