Leia as propostas de modificação do texto. I - Acréscimo...
I - Acréscimo de artigo à preposição A que antecede o substantivo entusiastas, linha 1, e a repetição dessa combinação também antes de cientistas, respeitados os aspectos de concordância.
II - Acréscimo de vírgulas antes e depois da expressão muitas vezes, linha 2.
III - Substituição dos verbos reduzir, reutilizar e reciclar, linha 14, por substantivos derivados equivalentes semanticamente.
IV - Acréscimo de vírgula antes de será, linha 17, já que aí se caracteriza uma situação de pontuação acessória.
V - A exclusão do hífen na expressão dia-a-dia, linha 15.
Quais não interferem na correção e no sentido do texto?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As palavras compostas com elemento de ligação não possuem mais hifen.
Exceções: AGUA-DE-COLÔNIA, ARCO-DA-VELHA, COR-DE-ROSA, MAIS-QUE-PERFEITO, PÉ-DE-MEIA, AO DEUS-DARÁ, À QUEIMA-ROUPA
Dia-a-dia é expressão substantivada e equivale a cotidiano
Dia a dia é um advérbio que equivale a "diariamente"
No caso em tela "aqui podem ser aplicadas dia-a-dia" eu somente troco por "cotidiano", de modo que se refere a uma expressão substantivada e não a um
advérbio razão pela qual não posso tirar o hífen . Pois expressão substantivada vem com hífen.
Portanto, tirando o hífen eu alteraria a correção e o sentido do texto. Não posso.
A expressão “dia a dia”, oportuniza-nos relembrar um pouco mais acerca das particularidades inerentes ao Novo Acordo Ortográfico. Partindo dessa premissa, analisemos alguns detalhes relevantes:
Antes do referido advento, “dia-a-dia”, como podemos perceber, era grafado com hífen, ora representando um substantivo composto cujo sentido semântico se atém a “cotidiano”. Tal fato ocorria justamente para se diferenciar da locução adverbial, cuja acepção semântica se refere a “todos os dias”.
Contudo, cumpre dizer que, no que tange à ortografia, hoje ambos os vocábulos são grafados de forma idêntica, independentemente do sentido. Dessa forma, torna-se imprescindível nos atermos à regra que bem exemplifica a mudança em questão: as palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão dia a dia, outras também integram o mesmo pressuposto, como, por exemplo, carne de sol, fim de semana, pé de moleque, lua de mel, entre outras.
Como quase toda regra tem lá suas exceções, há que se ressaltar algumas delas, tais como: água-de-colônia, mais-que-perfeito, pé-de-meia; alguns nomes de espécies botânicas e zoológicas, tais como bem-te-vi, cana-de-açúcar, joão-de-barro; e alguns adjetivos pátrios derivados de topônimos compostos, como, por exemplo, mato-grossense-do-sul, entre outros. (http://www.portugues.com.br/gramatica/dia-dia-curiosidades-linguisticas.html)
Minha gente, por que I e II estão corretas?
Por favor me avisem no perfil.
Gabarito: A.
Obs. Dia a dia é a forma correta de escrita da locução. A locução dia-a-dia passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar a locução adverbial ou substantiva dia a dia sempre que quisermos referir uma ação realizada diariamente ou uma ação que vai sendo realizada à medida que os dias passam. Significa também cotidiano.
Fonte: http://www.portugues.com.br/gramatica/dia-dia-curiosidades-linguisticas.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo