Na assistência ao paciente com distúrbio do tórax e das vias...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
A atelectasia é um estado em que ocorre o colapso ou ausência de ar nos alvéolos. Ela pode ser causada por diversos fatores, como hipoventilação, obstrução das vias respiratórias ou compressão dos pulmões. Este é um conceito fundamental para profissionais de enfermagem, pois identificar os sinais de atelectasia é crucial na assistência ao paciente com distúrbios torácicos e das vias aéreas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Descreve um "rangido ou chiado localizado" causado pelo atrito entre as pleuras inflamadas. Isso se refere ao atrito pleural, não à atelectasia. O atrito pleural ocorre quando há inflamação das pleuras, mas não envolve o colapso dos alvéolos.
Alternativa C: Fala sobre o "acúmulo anormal de líquido no espaço pleural", que é chamado de efusão pleural e não está relacionado à atelectasia. A efusão pleural é um acúmulo de líquido entre as camadas pleurais do pulmão e não envolve colapso alveolar.
Alternativa D: Menciona "tosse com sangue", conhecida como hemoptise. Essa condição indica sangramento nas vias respiratórias inferiores, mas não está associada à atelectasia, que envolve a ventilação e não a presença de sangue.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e as razões pelas quais a alternativa B é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
colapso ou ausência de ar nos alvéolos causada por hipoventilação, por obstrução das vias respiratórias ou por compressão
Segundo o Blog Enfermeiro PSF:
ATELECTASIA
Sintomas e Diagnóstico
A atelectasia pode ocorrer lentamente e causar apenas uma discreta dificuldade respiratória. Algumas vezes, os indivíduos com a síndrome do lobo médio não apresentam sintoma, embora muitos apresentem uma tosse seca. Quando a atelectasia atinge uma grande área pulmonar de forma rápida, o indivíduo pode apresentar uma coloração azulada ou acinzentada, uma dor intensa no lado afetado e uma dificuldade respiratória extrema. Se houver uma infecção concomitante, o paciente apresenta febre e a freqüência cardíaca acelerada. Ocasionalmente, o indivíduo pode apresentar uma hipotensão arterial grave (choque).
O médico suspeita de atelectasia baseando-se nos sintomas do paciente e nos resultados do exame físico. O diagnóstico é confirmado por uma radiografia que mostra a zona desprovida de ar. Uma tomografia computadorizada (TC) ou uma broncoscopia de fibra óptica pode ser realizada para se detectar a causa da obstrução.
http://enfermeiropsf.blogspot.com/2009/11/bronquiectasia-e-atelectasia.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo