De acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016- 2019, analise...
I - O Sistema Brasileiro de Transplantes é líder em crescimento na América Latina e no mundo em doadores efetivos nos últimos quatro anos. Em relação ao número de doadores efetivos, considerando a população estimada pelo IBGE, alcançamos 6,60 doadores efetivos por milhão de população no primeiro semestre de 2015. O número de transplantes de órgãos sólidos realizados no SUS dobrou em 2014 em relação ao ano de 2002, passando de 5.266 para 10.677, considerando tanto os transplantes de células e tecidos, quanto de órgãos. A porcentagem de aceitação em relação à autorização familiar para a doação alcançou 58% em 2014. II- O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), alcançou em 2015 mais de 3,7 milhões de doadores cadastrados, sendo o terceiro maior registro mundial de doadores voluntários de medula óssea. A evolução sustentada no número de doadores e do número total de transplantes de órgãos se deve à manutenção dos investimentos feitos pelo Governo Federal na estruturação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e na capacitação dos atores envolvidos, bem como às campanhas anuais de sensibilização promovidas para despertar a solidariedade das famílias.
Assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: O tema abordado é o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, com foco em transplantes e doações de órgãos no Brasil.
Legislação Aplicável: O assunto está relacionado à legislação brasileira sobre transplantes, como a Lei nº 9.434/1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.
Explicação do Tema Central: A questão aborda o desempenho do Brasil no setor de transplantes e doações de órgãos, destacando o crescimento do Sistema Brasileiro de Transplantes e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Exemplo Prático: Imagine que o governo lançou uma campanha massiva para aumentar o número de doadores de órgãos, investindo em infraestrutura hospitalar e capacitação dos profissionais envolvidos. Como resultado, o número de doações e transplantes efetivamente cresceu, corroborando com as assertivas mencionadas na questão.
Análise das Alternativas:
Alternativa C: I e II (Correta)
Ambas as afirmativas descritas na questão estão de acordo com os dados e objetivos do Plano Nacional de Saúde 2016-2019. A assertiva I destaca o crescimento do Sistema Brasileiro de Transplantes em termos de doadores efetivos e transplantes realizados. A assertiva II ressalta o aumento do número de doadores cadastrados no REDOME e a continuidade dos investimentos por parte do Governo Federal. Portanto, estas informações são coerentes e refletem os esforços mencionados no Plano.
Alternativa A: Apenas I (Incorreta)
A afirmativa I está correta, mas desconsiderar a afirmativa II, que também é verdadeira, torna esta alternativa inadequada.
Alternativa B: Apenas II (Incorreta)
Embora a afirmativa II esteja correta, a afirmação de que apenas ela está certa exclui injustamente a veracidade da afirmativa I, que também é correta.
Alternativa D: Nenhuma das alternativas (Incorreta)
Esta alternativa é incorreta porque ambas as afirmativas são verdadeiras e refletem corretamente as informações do Plano Nacional de Saúde 2016-2019.
Dicas para Evitar Pegadinhas: Ao analisar questões como esta, é importante verificar se as informações fornecidas são consistentes com os dados oficiais e objetivos do plano ou legislação em questão. Busque identificar termos específicos e dados numéricos que geralmente estão presentes nos documentos oficiais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo