Em cada lançamento em um jogo de dardos, um jogador em parti...
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Acerto = 1/6
Erro = 5/6
(5/6)^n
(5/6)^4
(625/1296) <= 1/2
O dobro do numerador não é maior que o denominador.
é o que mermão ?
_ _ _ _ _ _
1 a cada 6 arremessos o jogador acerta.
Para que ele tenha chance igual ou maior que 50% de acertar o alvo nesses lançamentos, supõe-se que ele deve ter errado os QUATRO primeiros arremessos, pois dos 2 arremessos restantes ele certamente irá acertar em um deles (já que acerta 1 a cada 6 arremessos), tendo 2 chances para acertar pelo menos 1 arremesso, ou seja, 50%.
Esquema:
X X X X _ _ Tem duas chances para acertar uma vez, ou seja, 50%.
Então:
- Antes do 1o arremesso: _ _ _ _ _ _ = 1/6 = 16,67% de acertar.
- Antes do 2o arremesso: X _ _ _ _ _ = 1/5 = 20% de acertar.
- Antes do 3o arremesso: XX _ _ _ _ = 1/4 = 25% de acertar.
- Antes do 4o arremesso: XXX _ _ _ = 1/3 = 33,33% de acertar.
- Antes do 5o arremesso: XXXX _ _ = 1/2 = 50% de acertar.
Quando tiver lançado 4 dardos (antes da 5°), terá 50% de acertar.
como a questão pede o mínimo de jogadas possíveis podemos utilizar a seguinte fórmula:
1/6 que dará 0,1666. Como a questão pede o valor mínimo arredondamos para 0,16 e temos a probabilidade de acerto de cada dardo.
Assim para determinarmos quantas jogadas minimas ele deve realizar podemos fazer:
0,16x1 = 0,16
0,16x2 = 0,32
0,16x3 = 0,48
0,16x4 = 0,64
GABARITO: D
A CHANCE DE ELE ACERTAR :
1 DARDO==> 1/6=16,6%
PARA QUE ELE PRECISE ACERTAR >=50% É NECESSÁRIO 4 DADOS:
ELE ACERTAR 1/6 e 1/6 e 1/6 e 1/6
1°D 2°D 3°D 4°D
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