Observe a cronologia das transformações no tempo da Histori...
I. A Educação jesuíta é substituída pelo ensino dirigido pelos vices-reis, que são nomeados por Portugal.
II. Uma Lei Geral de 15 de outubro dispõe sobre as escolas de primeiras leis, fixando-lhes o currículo e instituindo o ensino primário para o sexo feminino.
III. Através do Decreto 19.402 é criado o Ministério da Educação e Saúde Publica.
IV. A nova Constituição dispõe pela primeira vez que a Educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.
V. O ensino ficou composto, neste período por cinco (5) anos de curso primário, quatro (4) de curso ginasial e três (3) de colegial, podendo ser na modalidade clássica ou científica. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a preocupar-se mais com a formação geral.
VI. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional é promulgada pela Lei 4.024.
VII. Cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL pela Lei 5.370.
VIII.é sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB.
Faça a correspondência correta.
( ) Período Estado Novo.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período da 2a República.
( ) Período Pombalino.
( ) Período do Regime Militar.
( ) Período da 1a República.
( ) Período da Nova República.
A seqüência correta de cima para baixo é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Para compreender a sequência de eventos históricos da educação no Brasil e associá-los aos respectivos períodos, é necessário ter conhecimento da linha do tempo dos marcos educacionais do país e seus contextos políticos. Vamos então explorar porque a alternativa B é a correta:
- I. Vices-reis nomeados por Portugal: corresponde ao Período Pombalino, quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas e promoveu reformas no sistema de ensino.
- II. Lei Geral de 15 de outubro para escolas de primeiras letras: está relacionada ao Período Imperial, mais especificamente à Lei de 15 de outubro de 1827, que estabeleceu diretrizes para a educação básica.
- III. Criação do Ministério da Educação e Saúde Publica: este fato ocorreu durante o Período da 2ª República, também conhecido como Estado Novo, sob o governo de Getúlio Vargas, em 1930.
- IV. Educação como direito de todos na Constituição: indica o Período da 1ª República, com a promulgação da Constituição de 1891, que estabeleceu princípios educacionais.
- V. Reestruturação dos níveis de ensino: reflete o Período do Regime Militar, com a reforma educacional que redefiniu os anos de estudo, conhecida como Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, ou Lei 5.692/71.
- VI. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional: este marco aconteceu durante o Período da Nova República, com a Lei 4.024/61, a primeira LDB.
- VII. Criação do MOBRAL: relacionado ao Período da Abertura Política, o MOBRAL foi uma resposta ao analfabetismo e parte dos esforços de inclusão educacional na década de 1970.
- VIII. Sancionamento da Lei 9.394, a nova LDB: representa o Período da Nova República, quando em 1996, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, a nova LDB foi promulgada, traçando as diretrizes da educação nacional.
Portanto, a sequência correta, de acordo com os eventos e seus respectivos períodos históricos, é aquela apresentada na alternativa B - V, II, VIII, IV, I, VII, III e VI.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão está errada e mal elaborada. Vamos analisar cada item:
I. Os jesuítas foram expulsos da educação como uma das medidas da Reforma Capanema (Brasil Colônia)
II. A lei de 15 de outubro de 1827, instituiu a Escola de Primeiras Letras (não "Primeiras leis" como está na questão), onde o Imperador decreta em seu Art. XI a abertura de escolas para meninas, onde se julgasse necessário. Porém com um ensino diferenciado dos meninos. As meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar, etc) para a economia doméstica. (Brasil Império)
III. Decreto de 14 de novembro de 1930. (Segunda República ou Era Vargas)
IV. Constituição de 1934 (Segunda República ou Era Vargas)
V. 1942: Reforma Capanema ou Leis Orgânicas de Ensino. (Estado Novo)
VI. A primeira Lei de Diretrizes Bases, de 1961. ( República Nova, ou Período Populista)
VII. Criado em 1967. (Regime Militar)
VIII. Lei promulgada em 1996. (Nova República)
OBS: A abertura política é o nome que se dá ao processo de liberalização da ditadura militar que governou o Brasil. Esse processo teve início em 1974 e terminou em 1988, com a promulgação da nova Constituição.
Concordo que a questão está mal elaborada, eu ainda não entendi qual a forma de dizer a resposta, mas quando ao item I, sobre os jesuítas, trata-se do Período Pombalino (Marquês de Pombal e os Déspostas Esclarecidos, etc. etc.)
a questão e muito bem elaborada em sua estrutura, porem eles esqueceram de conta período na correspondência e coloca na sequencia correta...
Questão mal elaborada e confusa.
Questão mui bem elabora e bem interessante. Nela, requer conhecimentos históricos. Matei a questão por ver exatamente duas questões a primeira do Estado Novo e a quinta alando do período pombalino que tirou um pouco do poder dos jesuítas. Com isso só ir nas alternativas e que a resposta está bem fácil. Mas como disse, tem que ter uma bagagem histórica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo