A respeito de formas verbais utilizadas no texto, assinale a...
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Saber parar
Vamos começar pelo final, para ninguém aí querer pular para a última linha. A ansiedade é uma antiga conhecida da nossa espécie e tem uma função importante: preparar o corpo e a mente para decisões e ações ligeiras numa situação de forte estresse. Por exemplo, a de esbarrar com um predador faminto numa savana africana. A questão é que o ambiente e os desafios de hoje mudaram muito desde a Pré-História. Os predadores agora são outros e atendem pelo nome de excesso de estímulos – de informação, de tarefas, de metas.
Essas batalhas diárias podem deixar feridas, dor e dúvida. E o pior é que fomos ensinados a passar por cima de tudo isso e seguir pleníssimos, apesar do peso. Como se fôssemos máquina. E aí o mecanismo natural que nos salva de tantos perigos nunca tem trégua. Fica ligado constantemente, trazendo problemas e, muitas vezes, a necessidade de buscar ajuda profissional para ajustá-lo. Porque somos humanos.
Não sei bem de que forma chegamos até aqui, na normalização do ato de sorrir para o outro enquanto por dentro a gente chora. Deve ter a ver com nossa visão equivocada do que é ser forte. Achamos que só tem valor aquele que dá conta de tudo, supera limites, alcança o primeiro lugar. Se essas vitórias alcançam a saúde física e emocional do tal ser perfeito, poucos parecem se importar. Mas quem disse que precisa ser assim? Quem determinou que não podemos parar, desistir, recomeçar?
[...] O desacelerar pode estar na leitura de um livro, num gole de chá, em uma atividade física, em não fazer nada.[...]
(KEDOUK, Márcia. In: Revista TODOS, 10/2021.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Em Quem determinou que não podemos parar, desistir, recomeçar?, as formas verbais determinou e podemos encontram-se no pretérito perfeito do indicativo. Indicam fato passado.
B) A forma fôssemos (linha 8) pertence ao verbo ser, primeira pessoa do plural, do tempo presente do subjuntivo. Indica fato possível. PRETÉRITO IMPERFEITO
C) As formas mudaram (linha 4), disse (linha 14) e determinou (linha 15) encontram-se no tempo pretérito mais que perfeito do indicativo. Indicam fato concluído. PRETÉRITO PERFEITO
D) Na frase Achamos que só tem valor aquele que dá conta de tudo, supera limites, alcança o primeiro lugar., todas as formas verbais, exceto a primeira – Achamos, encontram-se no presente do indicativo, indicando ação positiva.
E) As formas é (linha 1) e são (linha 5) pertencem ao verbo ser e estão empregadas no tempo presente do indicativo, mas em pessoas diferentes. Indicam estados positivos. CORRETO!
é = TERCEIRA PESSOA SINGULAR
são = TERCEIRA PESSOA DO PLURAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo