No padrão MARC, os campos 210 a 247 contêm
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
No padrão MARC (Machine-Readable Cataloging), os campos de 210 a 247 são utilizados para registrar informações sobre o título do item descrito no registro bibliográfico e títulos variantes que também podem ser aplicados ao documento. Esses títulos podem ser utilizados para gerar pontos de acesso, permitindo que o item seja encontrado por diferentes títulos que ele possa ter. Isso é essencial para garantir que usuários de uma biblioteca possam localizar materiais de diversas formas, aumentando a eficiência da recuperação da informação.
Agora vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Esta alternativa está errada porque os dados sobre edição, impressão, endereço e detalhes de publicação se encontram em outros campos do MARC, como o campo 260 (publicação, distribuição, etc.). Esses campos não são abrangidos pelos números 210 a 247.
C - Essa opção é incorreta, pois as características físicas, frequência de publicação e preço estão associadas a outros campos fora do intervalo especificado. Por exemplo, o campo 300 é comumente usado para descrição física.
D - Esta alternativa está errada porque notas relacionadas a aspectos do documento são frequentemente encontradas em campos como 500 e seguintes. Notas são usadas para informações adicionais que não se encaixam em outros campos.
E - Esta opção é incorreta, pois o nome de pessoa, entidade, evento ou título uniforme usado como ponto de acesso principal são geralmente registrados em campos de 100 a 130, não nos campos 210 a 247.
Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer o uso dos campos no padrão MARC e a importância do correto entendimento dos pontos de acesso no processo técnico de Biblioteconomia. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No formato MARC, a organização dos campos se dá, basicamente, da seguinte maneira:
0xx = Numeros e códigos de controle
1xx = Entrada Principal
2xx = título, edição, publicação
3xx = Descrição Física
4xx = Série
5xx = notas
6xx = Assuntos
7xx = Entradas Secundárias
8xx = Entrada secundária de série
0xx = Numeros e códigos de controle
1xx = Entrada Principal
2xx = título, edição, publicação
3xx = Descrição Física
4xx = Série
5xx = notas
6xx = Assuntos
7xx = Entradas Secundárias
8xx = Entrada secundária de série
210 - TÍTULO ABREVIADO (R)
Título do documento de forma abreviada para fins de indexação ou identificação. As abreviaturas do título são fornecedidas e mantidas pelo Centro ISSN, baseadas no título chave (222). Outros títulos abreviados são fornecidos por agências catalogadoras, incluindo os serviços de indexação e resumo. O título abreviado pode ser criado pela instituição ou pode ser retirado do documento.
247 TÍTULO ANTERIOR (R)
Contém um título anterior. Este campo é utilizado quando um registro catalográfico representa vários títulos associados com uma entidade. Anteriormente a publicação seriada era catalogada pelo último título, colocando uma uma nota no mesmo registro com os títulos anteriores. Com as atuais regras de AACR2 os registros bibliográficos são criados independentes quando há uma mudança significativa dos títulos de uma publicação seriada. Neste caso, usar os campos 780 e 785 para mostrar as entradas anteriores e as posteriroes.
Título Abreviado – 210
Título-Chave – 222
Título Uniforme/Original – 240
Título Traduzido pela Instituição Catalogadora – 242
Título Uniforme Coletivo – 243
Título Principal – 245
Formas Variantes do Título – 246
Título Anterior – 247
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo