Julgue o item a seguir. A Lei Federal nº 13.869/2019 estabel...
Julgue o item a seguir.
A Lei Federal nº 13.869/2019 estabelece que
divergências na interpretação de lei ou na avaliação de
fatos e provas por parte de agente público não são
consideradas como abuso de autoridade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C (Certo)
A questão aborda a Lei Federal nº 13.869/2019, conhecida como a Lei de Abuso de Autoridade. Esta lei tem como principal objetivo coibir e punir atos praticados por agentes públicos que extrapolam os limites de suas funções, causando danos a terceiros.
O item mencionado na questão trata especificamente da interpretação de leis e avaliação de fatos e provas. Segundo o art. 1º, §2º da Lei nº 13.869/2019, “as divergências na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas, desde que demonstrada a ação ou omissão dolosa para prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, não configuram abuso de autoridade”.
Assim, a alternativa correta é a letra C (Certo), pois a Lei de Abuso de Autoridade de fato exclui as divergências interpretativas e avaliativas como formas de abuso, desde que não haja dolo na ação ou omissão para prejudicar ou beneficiar alguém.
Vamos agora justificar a correção da alternativa correta e a inexistência de alternativas incorretas:
- Alternativa C: Correta. A Lei nº 13.869/2019 realmente dispõe que divergências na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não são consideradas como abuso de autoridade. Isso está alinhado com o princípio da independência funcional dos agentes públicos, especialmente juízes e promotores.
- Alternativa E: Não existe nesta questão. Portanto, não há necessidade de justificativa para esta alternativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: C
L13869/19. Art. 1° § 2° A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
não existe crime de hermenêutica na legislação brasileira
LEI 13.869
ART.1 º § 2º A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
Art 1 - § 2º - A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
CERTO
É a vedação ao chamado “crime de hermenêutica”
Art 1 º (...) § 2º - A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade.
um exemplo seria o caso do membro do Ministério Público denuncia o acusado afirmando que sua conduta configura o crime X. Ocorre que existe uma segunda corrente – diversa daquela sustentada pelo MP – que defende que essa conduta é atípica. O juiz adota essa segunda posição e rejeita a denúncia por entender que não a situação não se amolda àquele tipo penal. O simples fato de haver essa divergência de interpretação não gera a conclusão de que o integrante do Parquet tenha agido com abuso de autoridade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo