Analise as premissas abaixo: I. O controle de mérito do ato ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q636100 Direito Administrativo

Analise as premissas abaixo:

I. O controle de mérito do ato administrativo é sempre baseado na oportunidade e conveniência da Administração, de modo que sua exclusão do mundo jurídico se dará sempre por revogação e nunca por anulação.

II. O Poder Judiciário, com relação ao mérito dos atos administrativos, apenas realiza controle de legalidade ou legitimidade sobre os mesmos, nunca os revogando, somente, se for o caso, anulando-os.

III. Os atos administrativos compõem-se de alguns atributos, entre eles, a presunção de legitimidade, tanto em relação a sua veracidade, quanto a sua fundamentação, de modo que o que o ônus da prova da existência de vício no ato administrativo é de quem alega.

IV. A imperatividade do ato administrativo decorre do poder extroverso do Estado, a qual nasce com a simples existência do ato, ainda que ele esteja eivado de ilicitude.

Estão corretas as premissas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

 A afirmativa I trata do controle de mérito. Realmente, no controle de mérito, quando o administrador age por convêniencia ou oportunidade só é possível revogar; quando há vícios o correto é ANULAR. 

 

Lei 9784 Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

 

 É uma pegadinha boa. Quem lê com pouca atenção, como fiz, pode imaginar que a assertiva afirma que só é possível revogar os atos, e não anular. Mas ela está correta.

Comentando a afirmativa I:

No controle de Mérito, avalia-se não o ato, mas a atividade administrativa, visando aferir se o administrador público alcançou o resultado pretendido da melhor forma e com o menor custo para a Administração, e se o ato é conveniente e oportuno para atingir o interesse público buscado pela Administração. Compete, normalmente, à própria Administração, salvo casos expressos na Constituição, quando cabe ao Legislativo, mas nunca ao Judiciário.

No controle de Legalidade, verifica-se se o ato controlado está conforme o ordenamento jurídico que o regula. Pelo controle de legalidade, o ato ilegal ou ilegítimo é anulado. Este tipo de controle pode ser exercido pelos três Poderes, ressaltando-se que o Executivo o exercita de ofício ou mediante provocação recursal, o Legislativo somente nos casos expressos na Constituição e o Judiciário através de provocação por meio da ação adequada.

Quem caiu na pegadinha da I, curte aí! o/

O merito do administrador deve está sempre dentro dos limites implicitos da lei (Razoabilidade / Proporcionalidade). Se agir fora desses limites será Arbitrário, o que implicará a ilegalidade do ato, possibilitando o controle judicial sobre  o mérito. Portanto, entendo que a palavra SEMPRE na alternativa I, deixa-a incorreta. 

péssima redação da primeira proposta. 

não houve pegadinha nenhuma, houve uma má elaboração da proposição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo