O processo de remoção de servidor por requisição é um ato ir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86150 Direito Administrativo
Com relação a recursos humanos, julgue o item seguinte.

O processo de remoção de servidor por requisição é um ato irrecusável, que implica a transferência do exercício do servidor; não gera prejuízo da remuneração ou salário permanente; e também não altera a sua lotação no órgão de origem.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:
III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração.
Também achei a redação da questão estranha e marquei errado. Mas, não concordo com o gabarito, vez que o irrecusável torna-se muito amplo, conforme a colega acima comentou.

Acredito que este seja o fundamento para a questão:

DECRETO Nº 4.050, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2001  DOU DE 13/12/2001.        Regulamenta o art. 93 da Lei no8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a cessão de servidores de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e considerando o disposto no art. 93 da Lei no8.112, de 11 de dezembro de 1990, e no art.1o da Lei no 9.527, de 10 de dezembro de1997, DECRETA: Art. 1º Para fins deste Decreto considera-se: I- requisição: ato irrecusável, que implica a transferência do exercício do servidor ou empregado, sem alteração da lotação no órgão de origem e sem prejuízo da remuneração ou salário permanentes, inclusive encargos sociais, abono pecuniário, gratificação natalina, férias e adicional de um terço;
Acho que tenho um fundamento para essa questão vamos lá:

O processo de remoção de servidor por requisição       é a mesma coisa que
O processo de remoção de servidor de oficio.

Espero ter ajudado.
Pessoal, apenas para complementar: a remoção não é necessariamente um ato irrecusável, vai depender de certas características individuais. Se não fosse assim, qualquer um poderia ficar mudando de lugar a todo momento.
Acontece que a questão fala sobre o PROCESSO de remoção e não ela em si. O cara pode abrir esse processo (pode pedir quando quiser), mas não significa que será aceito pela Adm. Pública.
Um abraço.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo