Julgue o item a seguir. Qualquer cidadão, sem necessidade de...
Julgue o item a seguir.
Qualquer cidadão, sem necessidade de ser parte
interessada, pode presidir o CNJ, conforme escolha direta
realizada pelo Poder Executivo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos examinar a questão em relação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sua presidência. O tema central da questão diz respeito à organização do Poder Judiciário, mais especificamente sobre a composição e presidência do CNJ.
O CNJ é um órgão do Poder Judiciário brasileiro, criado pela Emenda Constitucional nº 45/2004, que tem como função o controle da atuação administrativa e financeira do Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. A presidência desse órgão é exercida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme estabelecido no artigo 103-B, § 1º, da Constituição Federal.
Diante disso, a afirmação de que "qualquer cidadão, sem necessidade de ser parte interessada, pode presidir o CNJ, conforme escolha direta realizada pelo Poder Executivo" está incorreta. Vamos esclarecer as razões:
- Presidência do CNJ: A presidência do CNJ é exercida obrigatoriamente pelo presidente do STF, e não por qualquer cidadão. Assim, a afirmação de que qualquer pessoa pode presidir o conselho está errada.
- Escolha pelo Poder Executivo: Não há escolha direta realizada pelo Poder Executivo para a presidência do CNJ. A presidência é automaticamente ocupada pelo presidente do STF, seguindo a organização do Poder Judiciário e não por decisão de outro poder, respeitando o princípio da separação dos poderes.
Portanto, a alternativa correta é E - errado, pois a afirmação apresentada na questão contraria a legislação vigente sobre a presidência do CNJ.
Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor o funcionamento da organização do Poder Judiciário em relação ao CNJ. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é ocupada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que é indicado pelos seus pares para exercer mandato de dois anos. No caso de ausência ou impedimento do presidente, o vice-presidente do STF o substituirá.
vale ressaltar que o cargo pra presidente do CNJ é exclusivo de brasileiro nato, já que é ocupado por ministro do STF.
DICAS:
CNJ:
---> O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
---> O Ministro do Superior Tribunal de Justiça exercerá a função de Ministro-Corregedor e ficará excluído da distribuição de processos no Tribunal, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura, as seguintes:
TSE:
---> O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
CF, art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:
XIII - dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
§ 1º O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
errado 2 cidadão indicados pelas casas legislativa da UNIÃO E COM CONHECIMENTO JURÍDICO
*ART103B L,XIII
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo