No segmento de texto “Os legisladores costumam ser proprietá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260372 Jornalismo
O item a seguir é composto por um trecho adaptado de texto da Internet — http://observatoriodaimprensa.com.br — e uma assertiva acerca do tipo de raciocínio envolvido na sua elaboração. Julgue-o à luz da teoria da argumentação.
No segmento de texto “Os legisladores costumam ser proprietários de emissoras de TV e rádio (alguns, em menor número, de jornais). Quando são proprietários de TV, dependem de alguma rede que lhes forneça a programação. Portanto, não vão, em hipótese alguma, contrariar os grandes grupos proprietários de redes de TV”, o raciocínio é construído em forma de silogismo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender o conceito de silogismo, uma forma de raciocínio lógico dedutivo. No silogismo, partimos de duas premissas para chegar a uma conclusão lógica e necessária.

No caso do texto fornecido, a estrutura se apresenta da seguinte maneira:

  • Premissa 1: Os legisladores costumam ser proprietários de emissoras de TV e rádio.
  • Premissa 2: Quando são proprietários de TV, dependem de alguma rede que lhes forneça a programação.
  • Conclusão: Portanto, não vão, em hipótese alguma, contrariar os grandes grupos proprietários de redes de TV.

Essa estrutura demonstra claramente um silogismo, onde duas premissas levam a uma conclusão lógica. Portanto, a alternativa correta é:

C - certo

Justificativa: A alternativa está correta pois a argumentação segue a forma de um silogismo, onde uma conclusão é deduzida a partir de duas premissas.

Análise da alternativa incorreta: A alternativa E - errado não é válida, pois o raciocínio do trecho é claramente um silogismo, confirmado pela estrutura dedutiva apresentada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Silogismo
O filósofo Aristóteles foi o “cara” responsável por cunhar este conceito. Ele “efetuou o conceito de argumentação lógica e perfeita baseada em três proposições relacionadas entre si”.
Trata-se de um raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições, ditas premissas (maior e menor), das quais, por inferência, se obtém necessariamente uma terceira, chamada conclusão.
Premissa maior: Todos os homens são mortais.
Premissa menor: Os gregos são homens.
Conclusão: Logo, os gregos são mortais.

Espero que nunca mais façam uma questão dessas...num entendi nada

Questão mais de português ou raciocínio lógico. Bastava saber o significado gramatical de silogismo ou entender o seu significado via raciocínio lógico. Não tem nada de comunicação aí. "A é proprietário. B é rede de TV. SE a depende de B ENTÃO A não vai contrariar B". Qualquer semelhança com raciocínio lógico não é mera coincidência, conforme explica nossa colega Vanessa IPD.

Thiago Dos Santos, entenda:

Os legisladores (são aqueles que normalmente estão no Senado) - RESUMINDO - São políticos do PODER LEGISLATIVO - capazes de criar leis neste País chamado Brasil.

Esta questão requer muita atenção e conhecimento da parte do concurseiro. (Risos).

Mais uma vez.....

Você conhece ou já ouviu falar em TASSO JEREISSATI? Ele é cearense, empresário, político altamente influente aqui no meu estado e, dono de afiliada do SBT.

Logo, GABARITO ESTÁ CORRETO.

Ele tem parceria de longos anos com Silvio Santos e com a Bandeirantes.

Fonte: Experiência de Radialista/Jornalista/Apresentador/Locutor

Aí tinha que saber raciocínio lógico

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo