Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organiz...
O gerente que atua com base no modelo de liderança da Teoria X desenvolvida por McGregor acompanha seus trabalhadores de modo cerrado, pois não acredita que seus colaboradores estejam dispostos a trabalhar.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Estamos falando aqui da teoria de liderança de McGregor. Para este autor, que também é estudado a partir da mesma teoria na área de motivação, os trabalhadores podem ser entendidos a partir de duas teorias (auto-excludentes):
Mas Alyson, uma vez resolvi uma questão do CESPE que falava que o gerente, pela teoria Y, pode usar a força bruta. É verdade? Sim, é verdade. Não o é vedado o uso, porém, esse é um dos últimos recursos a ser usado.
Resposta C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prof. Andreia Ribas
Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Motivação; Teoria X e Teoria Y - McGregor;
Douglas MacGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo tal conceituação, a teoria X parte do pressuposto de que as pessoas teriam aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas, demandando, portanto, um tipo de liderança que privilegia o controle, ao passo que o pressuposto da teoria Y seria de que as pessoas são criativas, têm propensão a gostar do trabalho e, portanto, rendem melhor quando submetidas a um tipo de liderança que incentive a motivação e a perspectiva de valorização profissional e pessoal.
GABARITO: CERTA.
De forma bem simples:
X é ruim
Y é bom
Os princípios básicos da Teoria X são:
Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.Os princípios básicos da Teoria Y são:
O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo