Internet transformou a Al Qaeda em ...
Internet transformou a Al Qaeda em
McDonalds do terror’, diz especialista
A rede terrorista Al Qaeda sempre teve em mente uma guerra global, muito além das montanhas do Afeganistão ou das áreas tribais do Paquistão. Com a ajuda dos recursos da internet, o grupo de combatentes se transformou em uma franquia de terroristas que protagonizam ataques diários em várias partes do mundo.
Esta é a avaliação de Gabriel Weimann, que coordena um estudo sobre a p resen ça do terrorismo on-line, na Universidade de Haifa, em Israel, que disse em entrevista exclusiva à Folha.com que os ataques de 11 de Setembro não seriam possíveis sem a internet, com a qual os terroristas pesquisaram rotas de voos, compraram passagens e descobriram até quantos passageiros estariam em cada um dos quatro aviões sequestrados.
Isadora Brant/Folhapress
Sobre o tema:
I- A internet é usada pelos terroristas para falar com os mais diversos públicos.
II- A internet foi uma ferramenta importante para a organização dos ataques de 11 de Setembro.
III- Com a internet, a Al Qaeda mudou de uma pequena base de combatentes lutando nas montanhas, nas cavernas, para uma grande afiliação de redes de todo o mundo, como uma franquia.
IV- A AI Qaeda controla diretamente todos os grupos, os combatentes na Somália e no lêmen não lutam suas próprias guerras, por esse motivo, eles estão afiliados ao espírito da rede e se comunicam pela internet.
É incorreto apenas o que se afirma em