Objetivando fortalecer a solidez do sistema financeiro, o Ba...
I. o risco de crédito está associado à necessidade de se avaliar a capacidade de endividamento dos tomadores;
II. o movimento nos preços de mercado dos ativos financeiros nacionais e internacionais expõe os bancos ao risco de mercado;
III. o risco de liquidez em um banco decorre da sua incapacidade de promover reduções em seu passivo ou financiar acréscimos em seus ativos;
IV. as modalidades mais relevantes de risco operacional envolvem o colapso de controles internos e do domínio corporativo.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações que concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.
Risco de mercado é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas detidas pelas instituições financeiras que compõem o conglomerado financeiro O risco de mercado inclui os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxa de juros, preços das ações e dos preços de mercadorias (commodities).
risco de liquidez:
Possibilidade de uma sociedade não cumprir os seus compromissos de pagamento no curto prazo.
O Risco Operacional trata da possibilidade de perdas ou impactos causados por sistemas de informação, controles inadequados ou insuficientes, falhas no gerenciamento ou erros humanos.
Creio que esse item III não está mais correto,no site do BACEN tirei isto sobre "risco de liquidez":
Risco de a instituição tornar-se incapaz de honrar suas obrigações ou de garantir condições para que sejam honradas. Pode ser separado em dois tipos: risco de liquidez de financiamento, que se refere à capacidade de ajustar desequilíbrios no fluxo de caixa por meio de NOVAS CAPTAÇÕES DE RECURSOS e risco de liquidez de mercado, que se refere à capacidade de liquidação de posições abertas em tempo hábil, na quantidade suficiente e a preço justo.
I. **Verdadeiro ** O risco de crédito está, de fato, associado à avaliação da capacidade de pagamento dos tomadores de crédito. Ele representa a possibilidade de perda financeira resultante da inadimplência dos devedores.
II. **Verdadeiro:** O risco de mercado refere-se à exposição dos bancos às flutuações nos preços de mercado dos ativos financeiros, tanto nacionais quanto internacionais. Isso inclui riscos relacionados a mudanças nas taxas de juros, taxas de câmbio e valores de ativos.
III. **Verdadeiro:** O risco de liquidez em um banco surge da dificuldade de reduzir seu passivo ou financiar acréscimos em seus ativos. É a capacidade de um banco em satisfazer suas obrigações financeiras conforme elas se tornam devidas.
IV. **Verdadeiro:** O risco operacional refere-se a riscos associados a falhas em processos internos, sistemas, pessoas e eventos externos. O colapso de controles internos e governança corporativa são exemplos de eventos que podem resultar em riscos operacionais significativos.
Portanto, todas as afirmações (I, II, III e IV) estão corretas em relação aos riscos associados às operações de crédito, de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo