A obesidade pode ser definida pelo acúmulo excessivo de gord...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E.
Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa:
Alternativa E: A obesidade pode ser classificada como hiperplásica com aumento acentuado da quantidade de células adiposas.
Essa afirmação está correta. A obesidade hiperplásica é caracterizada pelo aumento no número de células adiposas (adipócitos). Esse crescimento no número de células é mais comum de ocorrer durante a infância e adolescência, mas pode também acontecer em adultos, especialmente em casos de obesidade severa.
Alternativa A: Na obesidade androide a distribuição da gordura se dá pela ação da lipase lipoproteica.
Essa alternativa está incorreta. Na obesidade androide, a gordura se acumula principalmente na região abdominal (formato de maçã). O papel da lipase lipoproteica é na quebra de lipídios nas células, mas não está diretamente relacionada apenas à obesidade androide.
Alternativa B: A OMS não associa a obesidade a outras patologias e a uma mortalidade elevada.
Essa alternativa é incorreta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a obesidade como um fator de risco para várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, certas formas de câncer e uma maior mortalidade.
Alternativa C: A obesidade hipertrófica só acomete as mulheres.
Essa afirmação está errada. A obesidade hipertrófica é caracterizada pelo aumento do tamanho das células adiposas (adipócitos) e pode acometer qualquer pessoa, independentemente do sexo.
Alternativa D: Na obesidade ginóide a disposição do tecido adiposo localiza-se na região abdominal.
Essa alternativa está incorreta. Na obesidade ginóide, a gordura se acumula principalmente na região dos quadris, coxas e nádegas (formato de pera), não na região abdominal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo