A teoria sociológica da distinção coloca que alguns dos ele...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
A questão aborda a teoria sociológica da distinção, que sugere que as classes sociais se diferenciam pelo estilo de vida e pela cultura. Essa teoria foi amplamente discutida pelo sociólogo Pierre Bourdieu, que argumenta que gostos, preferências e práticas culturais são formas de distinção social.
Justificativa da alternativa correta:
Alternativa D: A alternativa menciona a preferência burguesa por golfe e música clássica e a preferência proletária pelo futebol e música popular. Isso reflete as divisões culturais e de estilo de vida entre diferentes classes sociais. A elite tende a preferir atividades e formas de arte que são vistas como mais "cultas" ou "refinadas", enquanto as classes trabalhadoras frequentemente se inclinam para atividades e formas de arte que são mais populares e acessíveis. Essa distinção está alinhada com a teoria de Bourdieu sobre o capital cultural como um meio de distinção social.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa traz o hábito da classe alta de frequentar bares e restaurantes e o hábito da classe média de acampar na zona rural. Embora existam diferenças de estilo de vida entre classes sociais, a distinção entre frequentar bares e restaurantes e acampar não reflete claramente as divisões culturais mais aprofundadas que a teoria da distinção aborda. Além disso, acampar pode ser uma atividade comum a várias classes, não sendo específica à classe média.
Alternativa B: A alternativa menciona o gosto musical dos operários por rock and roll e a preferência dos camponeses pela música sertaneja. Embora haja diferenças nas preferências musicais entre grupos sociais, a questão específica sobre operários e camponeses não reflete uma divisão cultural tão marcante e pode ser vista como uma generalização simplista, sem a profundidade necessária para ilustrar as distinções culturais entre classes sociais.
Alternativa C: A alternativa fala da adoção da língua padrão e frequência ao cinema pela elite e uso da linguagem coloquial e visita aos museus pelas massas. Há uma inconsistência aqui, pois a visita a museus é geralmente associada à elite ou às classes médias, e não às massas. Além disso, o uso da língua padrão e a frequência ao cinema não são distinções suficientemente claras ou culturalmente profundas para refletir as divisões de classe que a teoria de Bourdieu sugere.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo