Com a substituição do verbo destacado na frase “ ... são as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1053633 Português
Leia o texto para responder à questão.

Por que temos filhos?

    A pergunta do título comporta vários níveis de resposta. No plano biológico, a reprodução é um imperativo, fazendo parte de várias das definições de vida. Mas a biologia é só parte da história. A paternidade também encerra dimensões culturais, econômicas e emocionais.
    Inspirado em “Anti-Pluralism”, de William Galston, arrisco algumas reflexões sobre a matéria.
    Até o começo do século 19, filhos eram um ativo econômico. Ajudavam desde cedo com o trabalho doméstico, colaborando para o bem-estar da família, e ainda faziam as vezes de plano de aposentadoria para os pais.
    Hoje, contudo, crianças ficaram caras. E, para piorar, elas demoram muito até começar a trazer contribuições econômicas. Como observa Galston, no espaço de dois séculos, a criação de filhos deixou de ser um bem privado para tornar- -se um bem público.
    Embora a paternidade possa trazer recompensas emocionais, do ponto de vista estritamente econômico, ela favorece a sociedade como um todo, enquanto a maior parte dos custos recai sobre os genitores.
    E por que crianças beneficiam a sociedade? A crer na análise de economistas como Julian Simon, riqueza são pessoas. Quanto mais gente, melhor, já que são indivíduos que têm ideias (além de consumir produtos) e são as novas ideias que vêm assegurando o brutal aumento de produtividade a que assistimos nos últimos 200 anos.
    E isso nos coloca diante de um dos grandes dilemas dos tempos modernos. Para assegurar a sustentabilidade da exploração dos recursos naturais do planeta, precisaríamos estabilizar ou até reduzir a população. Só que fazê-lo é uma espécie de suicídio econômico, já que ficaria muito difícil manter taxas positivas de crescimento, sem as quais instituições como previdência e até democracia representativa podem entrar em colapso.
(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)
Com a substituição do verbo destacado na frase “ ... são as novas ideias que vêm assegurando o brutal aumento de produtividade a que assistimos nos últimos 200 anos.”, a redação atende a norma-padrão de regência verbal em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

A... assegurando o brutal aumento de produtividade à que percebemos nos últimos 200 anos. >>> Quem percebe, percebe alguma coisa.

B)... assegurando o brutal aumento de produtividade que constatamos nos últimos 200 anos. >>> Quem constata, constata alguma coisa. >>> Sem preposição.

C... assegurando o brutal aumento de produtividade de que verificamos nos últimos 200 anos.>>> Quem verifica, verifica alguma coisa. >>> Sem preposição.

D... assegurando o brutal aumento de produtividade em que presenciamos nos últimos 200 anos. >>> Quem presencia, presencia alguma coisa. >>> Sem preposição.

E... assegurando o brutal aumento de produtividade com que acompanhamos nos últimos 200 anos. >>> Quem acompanha, acompanha alguma coisa. >>> Sem preposição.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Constatar = VERBO TRANSITIVO DIRETO = Nao ha preposição

gab C

PCPR S2

NENHUM TERMO PEDE PEDE PREPOSIÇÃO

Eu as vezes bóio nessas questões da Vunesp, justamente essa achei que ele estava querendo um VTI, onde me confundi...preciso fazer muitas questões aff

PC-PR 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo