Será suspenso o pagamento de pensão por morte de dependente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q314700 Direito Previdenciário
Os benefícios concedidos aos segurados do RGPS têm como escopo a cobertura de determinados riscos sociais elegidos pelo legislador constitucional (art. 201, caput, da CF). Com referência à concessão e manutenção desses benefícios, julgue os itens que se seguem.
Será suspenso o pagamento de pensão por morte de dependente inválido de segurado do RGPS que se recuse a submeter-se a exame médico-pericial a cargo da previdência social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A legislação previdenciária determina que o segurado recebendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista por morte inválido tem obrigações específicas para com a Previdência Social. De acordo com o Art. 101 da Lei 8.213/91, eles devem, sob risco de terem seus benefícios suspensos, realizar exames médico-periciais providenciados pela Previdência Social. Além disso, é exigido que passem por um processo de reabilitação profissional indicado e custeado pela mesma, assim como aceitar tratamento que seja oferecido de forma gratuita. Contudo, é importante destacar que procedimentos cirúrgicos e a transfusão de sangue não se enquadram como obrigatórios, sendo a adesão a estes facultativa.

Portanto, a afirmação que o pagamento de pensão por morte ao dependente inválido será suspenso se houver recusa em cumprir com essas obrigações está correta.

Gabarito da questão: C - certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto. Lei 8.213/91. Art. 101. O segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado, e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos.

O APOSENTADO POR INVALIDEZ QUE COMPLETAR 60 ANOS, NÃO MAIS ESTARÁ OBRIGADO A REALIZAR PERÍCIA MÉDICA, TAMPOUCO TER SEU BENEFÍCIO SUSPENSO;

.CASO VENHA REQUERER
._______________________ADICIONAL DE 25% - AUXÍLIO PERMANENTE DE 3˚.
_______________________VOLTAR AO TRABALHO - POR LIBERALIDADE.
_______________________CURATELA.PODERÁ REQUERER A PERÍCIA POR SUA CONTA..
.Fonte: MINHAS ANOTAÇÕES

Eu interpretei essa questão de maneira completamente diferente. Entendi que a banca estava falando de pensão por morte concedida a um dependente, que neste caso é inválido. Logo, a invalidez ou não deste beneficiário em nada tem relação com a pensão por morte, pois a pensão concedida é a de morte de outra pessoa e não uma pensão referente a sua invalidez. 

Ou eu já fiz muitas questões e a cabeça já está toda embaralhada ou estou doida mesmo.

Da inscrição e da comprovação da condição de dependente:

§ 6º No caso de dependente inválido será realizado exame médico-pericial a cargo do INSS para comprovação da invalidez.


Correto. Lei 8.213/91. Art. 101. O segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados,sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado, e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo