A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu a reor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
A questão aborda a temática do currículo referenciado instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A resposta correta, alternativa C, está embasada na concepção de que o currículo deve enfatizar os componentes curriculares da base nacional comum. Isso significa que tal currículo prioriza os conteúdos e conhecimentos considerados fundamentais e que são universalmente aceitos como essenciais para a formação dos estudantes. É um enfoque técnico, que vê o currículo como um instrumento para garantir que todos os alunos tenham acesso a um conjunto padronizado de aprendizagens.
Essa perspectiva está alinhada com uma visão mais tradicional de educação, onde se considera que existe um corpo de conhecimento que deve ser transmitido a todos, independentemente do contexto local ou das necessidades individuais. A ideia é que o currículo sirva a um propósito maior na sociedade, tendo a escola formal como um dos elos fundamentais na transmissão desses conhecimentos.
Nessa visão, a ênfase não está na construção coletiva ou na flexibilidade dos métodos educativos, mas sim na apropriação técnica de conteúdos que são vistos como essenciais para a integração do indivíduo na sociedade. Portanto, a alternativa C está correta porque reflete essa concepção de currículo como um elemento de transmissão de uma base de conhecimento estabelecida e aceita de forma ampla.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comentário reflexivo:
É de se lamentar que o nosso Estado "abrace" como premissa uma educaçao generalista, em que o currículo é formado por conteúdos universalmente aceitos. Pergunto: onde fica a individualidade do aluno?? E mais, onde ficam as diferenças regionais e distritais?? Onde ficam os conteúdos que brotam de dúvidas, questionamentos, conflitos intergrupais?? Verifica-se que esta educaçao não produz cidadãos críticos e prontos para transformar a realidade que os cerca, mas sim sujeitos apáticos, que irão reproduzir o sistema social vigente, que vão se adaptar às mazelas sociais, à corrupçao, à cultura do lucro desenfreado.
currículo referenciado = tradicionalismo, transferências de conhecimento acima de tudo com valor na base nacional comum.
C
currículo referenciado, lembrando que nem mesmo os Pcn's indicam tal currículo:
"...Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram,
portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas..."( Parâmetros Curriculares
Nacionais).
Que questão ridícula!!!
A própria LDB estabelece no seu Art. 26 que o currículo deve ser estruturado de duas maneiras: Parte comum: BNCC (para todas as escolas em todos os estados), conteúdos generalistas e Parte diversificada: que compete aos órgãos educacionais estaduais e municipais, no caso, competência da Secretária Estadual de Educação.
A parte diversificada complementa e enriquece a Base comum, respeitando características regionais e locais da sociedade. Isso não significa alterar aquilo que já está previsto no documento da BNCC, e sim inserir novos conteúdos integrados a ele, que estejam de acordo com as competências já estabelecidas.
Talvez essa questão 1 década depois já esteja desatualizada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo