Causador da AIDS, HIV significa Vírus da Imunodeficiência Hu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642634 Enfermagem

Causador da AIDS, HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Em relação à AIDS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.

( ) Pode ser transmitida da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

( ) Transfusão de sangue não é uma forma de contaminação.

( ) O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.

( ) As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A sequência está correta em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - V, V, F, V, V.

A questão aborda o tema da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Para resolvê-la, é necessário compreender como a AIDS afeta o sistema imunológico e as principais formas de transmissão e diagnóstico da infecção pelo HIV.

Vamos analisar cada uma das afirmativas:

(V) Se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas: Esta afirmativa é verdadeira. O HIV ataca e destrói células essenciais do sistema imunológico, como os linfócitos T CD4+, deixando o organismo vulnerável a infecções oportunistas e algumas doenças que normalmente o corpo saudável consegue combater.

(V) Pode ser transmitida da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação: Também verdadeira. O HIV pode ser transmitido de mãe para filho nessas circunstâncias, mas esse risco pode ser significativamente reduzido com tratamento adequado.

(F) Transfusão de sangue não é uma forma de contaminação: Esta afirmativa é falsa. Embora os sistemas de saúde modernos realizem rigorosos testes de triagem para HIV em bancos de sangue, ainda é teoricamente possível a transmissão do vírus através de transfusões caso esses testes falhem ou não sejam realizados adequadamente.

(V) O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue: Verdadeira. A infecção pelo HIV é geralmente diagnosticada através de testes de sangue que detectam anticorpos contra o vírus ou o próprio material genético do HIV.

(V) As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto: Esta afirmativa é verdadeira. Com o uso adequado de antirretrovirais e outras medidas preventivas, as chances de transmissão do HIV de mãe para filho podem ser drasticamente reduzidas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor o tema abordado pela questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fiquei na duvida : durante a gestaçao ? eu achava que era turante o parto e amamentaçao .

Isso que achei também Priscila.

A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%. As recomendações médicas são: o uso de remédios antirretrovirais combinados na grávida e no recém-nascido, o parto cesáreo e a não amamentação. O uso de medicamentos durante a gravidez é indicado para quem já está fazendo o tratamento e para a grávida que tem HIV, não apresenta sintomas e não está tomando remédios para aids. Nesse caso, o uso dos remédios antiaids pode ser suspenso ao final da gestação. Essa avaliação dependerá os exames de laboratório (CD4 a Carga Viral) e de seu estado clínico e deverá ser realizada, de preferência, nas primeiras duas semanas pós-parto, em um serviço especializado (SAE).

Há evidências de que a maioria dos casos de transmissão vertical do HIV (cerca de 65%) ocorrem tardiamente na gestação, e principalmente durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito, e os 35% restantes ocorrem intra-útero principalmente nas últimas semanas de gestação. O aleitamento materno representa risco adicional de transmissão, que se renova a cada exposição da criança ao peito (mamada), de 7% a 22%.

 

Link:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad18.pdf

O vírus pode atravessar a placenta e infectar a criança ainda no útero.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo