De acordo com as Normas dos Profissionais de Auditoria Inter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: CGM - RJ Prova: FGV - 2023 - CGM - RJ - Contador |
Q2115832 Auditoria
De acordo com as Normas dos Profissionais de Auditoria Interna, sob a perspectiva da independência organizacional, o executivo chefe de auditoria deve reportar-se a um nível dentro da organização que permita à atividade de auditoria interna cumprir suas responsabilidades. Os itens a seguir são exemplos de reporte funcional entre o executivo chefe de auditoria e o conselho, que são indicativos dessa independência, EXCETO: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre independência nos trabalhos de auditoria interna.

Atenção! As normas internacionais para o exercício profissional de auditoria interna são provenientes do IIA (The Institute of Internal Auditors). Essas normas inspiram diversos normativos e manuais técnicos de auditoria no Brasil. Utilizaremos como referência o material publicado pelo IIA Brasil¹.

Essas normas técnicas são aplicáveis a auditores internos e a atividades de auditoria interna. Todos os auditores internos são responsáveis pela conformidade com as normas em relação à objetividade, proficiência e zelo profissional. Para exercer suas funções com independência o executivo chefe de auditoria deve reportar-se a um nível dentro da organização que permita à atividade de auditoria interna cumprir suas responsabilidades, geralmente, o conselho de administração.

Nesse contexto, veja a Interpretação do item 1110 – Independência Organizacional, das Normas Internacionais dos Profissionais de Auditoria Interna:
“Interpretação:
A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe de auditoria se reporta funcionalmente ao conselho. Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselho implicam que este:
• Aprove o estatuto de auditoria interna.
• Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos.
• Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos.
• Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos.
• Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria.
• Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria.
• Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria para determinar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos."

Atenção! Note que o papel do Conselho, nessa estrutura de reporte funcional, é estratégico, suas funções são relacionadas com a “supervisão e direção" dos trabalhos de auditoria interna (ex: estatuto, orçamento, recursos, remuneração do chefe). O Conselho não se envolve em assuntos operacionais, do “dia a dia" do controle interno, de responsabilidade do chefe de auditoria (ex: controles internos, gerenciamento, atividades de controle).

Era essa a linha de percepção necessária para matar a questão, mesmo não tendo lido a norma do IIA.

Feita toda a revisão do conteúdo, vejamos as alternativas, de acordo com as Normas dos Profissionais de Auditoria Interna:

A) Errado, aprovação do planejamento de auditoria é um exemplo de reporte funcional indicativo dessa independência.

B) Errado, aprovação de decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria é um exemplo de reporte funcional indicativo dessa independência.

C) Certo, comunicações acerca de estrutura de controles e gerenciamento de riscos não são exemplos de reporte funcional indicativos dessa independência.
Atenção! Perceba que esse tipo de atividade não está na norma do IIA, porque não é afeta ao reporte funcional entre o executivo chefe de auditoria e o Conselho, cuja função tem natureza mais “estratégica" e não entra em assuntos “operacionais" do auditor.

D) Errado, comunicações sobre o desempenho do plano de auditoria interna é um exemplo de reporte funcional indicativo dessa independência.

E) Errado, questionamentos acerca da existência de escopos inadequados ou limitações de recursos é um exemplo de reporte funcional indicativo dessa independência.
 

Gabarito do Professor: Letra C
¹Artigo na Internet: Instituto dos Auditores Internos do Brasil. NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA. Disponível em: https://iiabrasil.org.br/korbilload/upl/ippf/downloads/normasinternaci-ippf-00000001-02042018191815.pdf Acesso em: 13 mai. 2023.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra B.

Interpretação:

A independência dentro da organização se alcança de forma efetiva quando o executivo chefe deauditoria se reporta funcionalmente ao conselho.

Alguns exemplos de reporte funcional ao Conselhoimplicam que este:

• Aprove o estatuto de auditoria interna.

• Aprove o planejamento de auditoria baseado em riscos.

• Aprove o orçamento de auditoria e o plano de recursos.

• Receba comunicações do executivo chefe de auditoria sobre o desempenho do plano de auditoria interna e outros assuntos.

• Aprove as decisões referentes à nomeação e demissão do executivo chefe de auditoria.

• Aprove a remuneração do executivo chefe de auditoria.

• Formule questionamentos adequados à administração e ao executivo chefe de auditoria paradeterminar se existem escopos inadequados ou limitações de recursos.

.

FONTE:NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA

Exceto foi o pedido na questão.

Letra C a correta.

Quando começei a ler eu não entendi, e quando terminei parecia que eu tava no começo

Questão sem sentido, cobrar literalidade.

Sorte de quem acertou, só isso.

- papel do Conselho: estratégico; supervisão e direção

ex: estatuto, orçamento, recursos, remuneração do chefe

- Conselho não se envolve em assuntos do dia a dia do controle interno

ex: controles internos, gerenciamento, atividades de controle

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo