Na atual fase de reestruturação produtiva do capital, o disc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: IF-SE Órgão: IF-SE Prova: IF-SE - 2010 - IF-SE - Professor - Pedagogia |
Q404046 Pedagogia
Na atual fase de reestruturação produtiva do capital, o discurso das competências perpassa processos de formação que se desenvolvem na fábrica e na escola. Embora Acácia Kuenzer concorde com Perrenoud, quanto à significação de competências – “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles” - diverge dele, nos seguintes aspectos:

I. O autor esclarece que, conforme a situação, os trabalhadores mobilizam diferentes tipos de conhecimento;
II.A escola é o lugar de aprender a interpretar o mundo para poder transformá-lo e o conhecimento é mediação imprescindível;
III. O lugar de desenvolver competências, que por sua vez mobilizam conhecimentos, mas que com eles não se confundem, é a prática social e produtiva;
IV. Responsabilizar a escola pelo desenvolvimento de competências é mais uma forma, extremamente perversa, de exclusão dos que vivem do trabalho.

Identifique a/as proposição/ções corretas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - II, III e IV

A questão aborda o conceito de competências no contexto da reestruturação produtiva do capital e como esse conceito se aplica tanto no ambiente de trabalho quanto na educação escolar. Acácia Kuenzer apresenta uma visão crítica sobre a forma como as competências são entendidas e aplicadas, oferecendo uma perspectiva divergente daquela proposta por Philippe Perrenoud. Para resolver esta questão, é necessário compreender a abordagem de Kuenzer sobre o papel da escola e do trabalho na formação de competências e sua crítica ao modelo atual que, muitas vezes, responsabiliza a escola pela exclusão social dos trabalhadores.

A proposição II é correta porque reflete a compreensão de Kuenzer de que a escola tem o papel fundamental de ensinar os alunos a interpretar e transformar o mundo, com o conhecimento sendo uma mediação essencial nesse processo. Ela argumenta que a escola não deve ser vista apenas como um local de treinamento de habilidades práticas, mas como um espaço para formação crítica e reflexiva.

A proposição III também é correta. Kuenzer destaca que o desenvolvimento de competências ocorre principalmente através da prática social e produtiva, ou seja, na interação com o mundo real e suas complexidades. Esse entendimento estabelece que as competências vão além dos conhecimentos teóricos, envolvendo habilidades práticas que são adquiridas e aprimoradas na prática cotidiana.

Por fim, a proposição IV é correta e reflete a crítica de Kuenzer ao modelo de educação que responsabiliza a escola pelo desenvolvimento de todas as competências necessárias no mercado de trabalho. Segundo ela, essa expectativa é uma forma de excluir aqueles que dependem do trabalho para viver, uma vez que a escola não pode ser o único lugar responsável por preparar os indivíduos para todas as demandas do mercado de trabalho.

Portanto, as alternativas I (O autor esclarece que, conforme a situação, os trabalhadores mobilizam diferentes tipos de conhecimento) e II (A escola é o lugar de aprender a interpretar o mundo para poder transformá-lo e o conhecimento é mediação imprescindível) não refletem adequadamente o ponto de vista de Kuenzer, focando mais na visão de Perrenoud, e por isso não estão corretas nesse contexto.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo